Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Embutidos

Linguiça calabresa, paio ou portuguesa: qual a diferença?

Redação Bonde
29 abr 2013 às 07:49
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você pretende preparar uma bela feijoada ou simplesmente um aperitivo para acompanhar a cerveja gelada, mas na hora de comprar sempre se confunde ao escolher o tipo certo de linguiça? Então leia as definições abaixo e acabe de vez com suas dúvidas.

De um modo geral, entende-se por linguiça o produto cárneo industrializado, obtido de carnes de animais de açougue, adicionadas ou não de tecidos adiposos e temperos. Esses ingredientes são embutidos em envoltório natural ou artificial e submetidos ao processo tecnológico adequado. No entanto, há uma diferença muito grande entre as diversas variedades de linguiças existentes no mercado, que se dão principalmente pela composição do alimento e das técnicas de fabricação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Linguiça Calabresa: é o produto obtido exclusivamente de carnes suína, curado e adicionado de ingredientes, devendo ter o sabor picante característico da pimenta calabresa. Essa linguiça é submetida ao processo de estufagem ou similar para desidratação e/ou cozimento. Já o processo de defumação é opcional.

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda


Linguiça Portuguesa: também é obtida exclusivamente de carnes suína, curada e adicionado de ingredientes. É obrigatoriamente submetida à ação do calor com defumação. A forma de apresentação consagrada do produto é a de uma "ferradura". Tem sabor acentuado de alho.

Publicidade


Linguiça Toscana: é o produto cru e curado obtido exclusivamente de carnes suínas, adicionada de gordura suína e outros ingredientes.


Paio: este produto é obtido de carnes suína e bovina (máximo de 20%) embutidas em tripas natural ou artificial comestível. Também é curado e adicionado de outros ingredientes e submetido à ação do calor com defumação.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade