Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Grão versátil

Saiba diferenciar 9 tipos de arroz que existem no mercado

Redação Bonde
13 jun 2012 às 09:10
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Arroz com feijão, bolinho de arroz, arroz doce e risoto são algumas das inúmeras receitas feitas com o cereal que sempre está na mesa dos brasileiros. Segundo dados do Ministério da Agricultura, cada brasileiro consome pelo menos 70 quilos de arroz por ano. Embora o mais consumido seja o branco, há uma boa variedade de tipos que podem ser aproveitados em receitas muito saborosas. No Brasil, entre as formas mais consumidas estão o arroz branco polido, o parbolizado polido e o integral. A classificação do cereal ainda pode ser feita de acordo com o tipo de grão, que pode ser longo, médio ou curto.

Mais do que um acompanhamento, o alimento é um dos mais consumidos em todo o mundo, nos mais diferentes países e culturas. Os maiores produtores mundias estão na Ásia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O nutrólogo e membro da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais, Maximo Asinelli, afirma que o cereal é uma importante fonte de carboidratos, além de ser rico em vitaminas e minerais. Em relação ao valor calórico, o arroz branco e o integral – os preferidos dos brasileiros - ficam empatados. "Meia xícara de arroz integral tem cerca de 110 calorias, enquanto a mesma quantidade de arroz branco tem aproximadamente 100 calorias. A vantagem do integral é a quantidade de fibras, que nesta mesma quantidade pode chegar a 1,6 gramas. O branco possui apenas 0,03 gramas na mesma porção", ressalta o nutrólogo. 

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda


Armazenagem

Publicidade


Se for corretamente armazenado, o grão pode durar anos, embora os tipos integrais não fiquem bons após seis meses. Vale guardar o arroz em um pote em local seco, ou mesmo na geladeira ou até no freezer.


Os mais comuns

Publicidade


Arroz branco - O mais comum de todos, está disponível nos tamanhos curto, médio e longo. O parbolizado passa por menos processos de refinamento do que o branco e, por isso, é considerado mais saudável e preserva melhor os nutrientes. Vai bem com a maior parte dos pratos e frituras.


Arroz basmati - Cultivado na Índia e no Paquistão, é um grão longo e muito aromático (seu nome significa "cheiroso" em sânscrito). Pode ser encontrado integral ou branco. Vai bem com pratos indianos, curry e frituras.

Publicidade


Arroz vermelho - O arroz vermelho é um grão integral que só teve sua casca removida, então guarda ainda muitos nutrientes. Existe dois tipos: o grão longo (da Tailândia) e o cultivado no Butão, que é médio. Leva cerca de 20 minutos para ser cozido e precisa escorrer antes de ser servido.


Arroz integral - Este tipo não teve a casca retirada, deixando seu interior intacto. Tem um alto valor nutricional e aparecem em vários tipos, pois todos os grãos foram integrais em algum momento. Pode ser usado nas mesmas receitas do arroz branco.

Publicidade


Arroz jasmine - Originário da Tailândia, é conhecido também como Hom Mali. Deve ser lavado antes de cozinhar e precisa de menos água do que o arroz branco comum (cerca de 1 xícara de arroz para 1 ou 2 de água). Combina com grelhados e refogados.


Arroz preto - É conhecido também como "arroz proibido", pois era o preferido dos imperadores da China. A cor é causada pelo alto nível de antocianina contido nele. É um arroz integral com muitos nutrientes e que pode ser encontrado na versão curta (chinesa) e longa (tailandesa). Ele é perfeito para pratos doces, como o arroz doce.

Publicidade


Arroz arbóreo - Exclusivo para os risotos, prato típico de Veneza, esse tipo de arroz tem os grãos curtos para que sua textura fique cremosa depois de cozido. Ele também funciona para fazer arroz doce.


Arroz para sushi - Existe vários tipos de arroz usados no preparo do sushi. As principais são o Koshihikari, Sasanishiki e Hatsunishiki, todos grãos curtos. Para preparar, ele deve ser cozido no vapor e depois combinado com uma mistura de açúcar, sal e vinagre de arroz.

Arroz selvagem - Na verdade, esse grão é uma semente de gramínea nativa da América do Norte. Rico em proteínas, fibras e aminoácidos, o grão é comercializado sem a casca. Embora demore cerca de 50 minutos para cozinhar, pode substituir o arroz branco em grande parte dos pratos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade