Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira receitas

Saudável e 'aconchegante': aposte nas sopas para espantar o frio!

Redação Bonde
28 mai 2015 às 12:17
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mais uma semana começou com frio e chuva no Paraná, favorecendo a degustação de pratos quentes e 'aconchegantes'. Com as temperaturas mais baixas, as sopas tornam-se uma excelente opção às pouco atrativas saladas. Saboroso e nutritivo, esse alimento é o par perfeito para a estação mais fria do ano.

Rico em nutrientes, o prato é na maioria das vezes, uma refeição completa, composta por todos os alimentos que o organismo precisa: cereais, verduras, legumes e proteína animal. As sopas têm a grande vantagem de não deixarem "escapar" as vitaminas e minerais durante o cozimento, retendo-os no caldo que será consumido. Além disso, têm outras qualidades: são econômicas, de fácil preparação e podem tomar os mais diversos sabores e texturas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

História

Leia mais:

imagem de legumes em uma bandeija
Oportunidade

Secretaria da Mulher oferta Curso de Manipulação de Alimentos em Londrina

Imagem de destaque
Participe!

CCI Oeste promove oficinas de culinária para idosos de Londrina

Imagem de destaque
Spaghetti, tagliatelle, fettuccine...

Inscrições para o curso gratuito de masseiro encerram nesta quarta em Cambé

Imagem de destaque
Participe!

Ingressos para a 1ª Oktober Curitiba estão à venda

Ao que tudo indica, a história desse prato é tão antiga quanto a existência do homem. Segundo estudos arqueológicos, é provável que o homem pré-histórico já comessem muitos caldos de carne (mamute, bisonte, vaca), sopas de peixe e de alguns crustáceos (mexilhões, por exemplo).

Publicidade

Já na Grécia Antiga ficou famoso um "Caldo Negro" da cidade de Esparta, feito com sangue de alguns animais misturado com vinagre e especiarias. Não consta que fosse fácil de engolir, mas gosto - principalmente para comidas - não se discute.

Em Roma, a sopa era um prato apreciado por todas as classes. O famosíssimo imperador Nero tinha o costume de, diariamente, comer um caldo à base de alhos-porros que acreditava fazer-lhe muito bem às cordas vocais.

Publicidade

Na Idade Média as sopas foram muito populares: de favas, abóbora, ervilhas, couves, rábanos, toucinho... condimentadas com bastante canela e gengibre e mais tarde com açúcar. Era também costume colorir as sopas: açafrão para ficarem amarelas, leite de amêndoas para ficarem brancas.

A partir do século XVI, as cozinhas italiana e francesa deram o seu "toque de classe" à arte de preparar sopas. A primeira introduziu a novidade das massas e ervas aromáticas como o tomilho, os orégãos e a manjerona. Na França, os cozinheiros davam o seu melhor: cremes, bouillons, consommés... batizando as suas invenções com nomes de reis.

Publicidade

Sopas no mundo

Em Portugal os destaques são as canjas (que, segundo alguns especialistas, vieram da Índia), o caldo verde e as sopas de peixe; na Espanha, o "gazpacho" (com tomate, pepino, alho, pão e azeite); na França, a "soupe à l'oignon" (à base de cebola); na Inglaterra, a "oxtail" (sopa de rabo de boi); em Itália, o "minestrone" (feijão, massas e legumes); na China, a "sopa de ninhos de andorinha".

Opções 'magrinhas'

Se você ama sopas mas não quer comprometer sua dieta, a solução é optar por receitas magrinhas, aquelas que satisfazem o paladar e não pesam na balança. Confira aqui seis sugestões de sopas leves e nutritivas, que têm menos de 100 calorias. Que tal testá-las e aquecer suas noites de inverno?


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade