Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Respeito e sincretismo

Então, é Natal... Entenda como diferentes religiões celebram a data

Eduarda Ventura - Estagiária* do Portal Bonde
23 dez 2023 às 08:00
- Divulgação/João Golçalves Produções
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quando se fala em Natal, logo surge a imagem de uma mesa farta, presentes, decorações brilhantes, família reunida, e claro, o Papai Noel. A festa tem muitos significados e tradições ao redor do mundo e não é mais exclusivamente associada a uma data religiosa.


A adoção do Natal como uma comemoração ao nascimento de Jesus Cristo pela Igreja Católica é incerta e a celebração ligada à data nem sempre teve esse significado. Antes disso, o dia 25 de dezembro marcava a celebração do solstício de inverno e o ressurgimento do sol no Hemisfério Norte. Por conta disso, era o dia de homenagear o deus pagão do sol, Mitras.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Assim, a associação da data com o nascimento de Jesus, segundo a Enciclopédia Britannica, acontece pela primeira vez em Roma, quando a Igreja Católica buscou uma maneira de ocultar essa festa pagã.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Londrina: Câmara quer saber onde está dinheiro que deveria ter ido para Marco Zero

Imagem de destaque
Confira os prazos

UEL divulga edital de isenção e descontos para inscrição do vestibular 2025

Imagem de destaque
Saiba mais

Bacia do Tibagi sofre com efeitos climáticos, diz pesquisadora da UEL

Imagem de destaque
Estreia

'Boteco da Carol Romanini', em Londrina, une jornalismo e entretenimento em podcast


A partir disso, ficou decidido que se seria celebrado o nascimento de Jesus Cristo como uma forma de representar o renascimento da luz – o que não difere muito da ideia original da festa, mas muda a forma de celebração.

Publicidade


Apesar dessa associação com o cristianismo, outras religiões comemoram a data à sua própria maneira, com significados e ritos diferentes. No Brasil, embora a religião católica represente 50% da população, segundo pesquisa do Datafolha de 2020, temos também outras religiões das mais diferentes origens, como o judaísmo, a umbanda, o candomblé, o budismo e os messiânicos.


Shabat e Chanukah

Publicidade


Para o judaísmo, o Natal é uma festa cristã e, portanto, não tem nenhuma ligação com a religião. O rabino Charton Baggio explica que a união da família especialmente para o dia do Natal é algo que a comunidade judaica já pratica todos os sábados, celebrando o Shabat.


“Nossa comunidade vê o Natal como uma celebração em que une a família, trocam-se presentes e vive-se um momento de paz e confraternização. Nós, judeus, vivemos isso todas as semanas celebrando o Shabat (sábado), em que Deus nos ordena descansar e nos separarmos dos seis dias de trabalho. É nosso momento de estarmos com a família, de confraternizarmos e de buscarmos a paz em nós e entre nós - a shalom.”

Publicidade


Ele explica ainda que há a possibilidade de a festa de Chanukah acontecer ao mesmo tempo que o Natal cristão, já que ela muda de data todos os anos, e que assim, há a celebração em comemoração a isso. Mas, caso essas duas celebrações não caiam no dia 25, não há nenhuma comemoração.


“Na Chanukah (lê-se ranuká), que, inclusive, é citada no Novo Testamento como a festa das luzes, celebramos por oito dias, com o acendimento de velas, a vitória contra a tirania e o mau, e a lembrança de que Deus sempre está nos cuidando, não importam as adversidades.”

Publicidade

Jesus Cristo e Pai Oxalá



A umbanda é uma religião plural e que possui muitas variações regionais, assim, vamos focar na prática feita pela casa de umbanda Cantinho do Pai João, de Londrina, onde, segundo o Pai Rafael, o Natal é uma data de celebração do nascimento de Cristo e também da fé no Pai Oxalá. 

Publicidade


Pai Rafael explica ainda que a umbanda engloba elementos de crenças afromeríndias, do catolicismo e do espiritismo. “Assim, no Natal, cada família tem seu rito particular, muito parecido com o de qualquer cristão. A diferença é que, para o rito praticado em nossa casa, Cristo e o orixá Oxalá são imagens que se encontram, e não que divergem, nos ensinando que é possível se fortalecer em contato com duas tradições diferentes”, explica.


A partir desta visão, no Natal, os umbandistas da Casa do Pai João celebram a fusão do nascimento de Cristo e a fé em Pai Oxalá. “Entendemos que existam casas de umbanda no Brasil que não praticam este sincretismo e respeitamos, salientando que cada manifestação da umbanda merece respeito em suas particularidades”, afirma.

Publicidade


Candomblé



Líder religiosa do candomblé, Camila Tassia de Lima, a Mãe Camila de Oxoguian, explica que o Natal, para os seguidores de sua casa, não é visto só como a celebração do aniversário de Jesus, mas, sim, como o dia de celebrar todos os mestres que vieram deixar uma mensagem de Deus na terra.


“No candomblé que eu pratico, não temos um rito específico para celebrar o Natal. Temos a ceia normal da véspera do feriado. O candomblé é católico, também. Acreditamos em Jesus, mas, não só nele, então, para nós, dentro do plano espiritual, o dia 25 de dezembro não é só o nascimento de Cristo, mas, também, de o dia de Oxalá, de Buda, etc. Na verdade, é o dia de celebrar a mensagem de Deus na Terra e todos os seus filhos, de celebrar o aniversário de todos os mestres que já passaram por aqui”, ensina.


Prática do dia a dia do budismo



Para os budistas, o dia 25 de dezembro representa a data em que os cristãos celebram o nascimento de Jesus, portanto, não há nenhuma comemoração. Os seguidores comemoram as datas importantes com festivais ou cerimoniais que incentivem a prática dos ensinamentos de Buda Shakamuni no dia a dia.


“Não celebramos nenhuma data importante de nenhuma outra religião, apenas as datas importantes para o Budismo e, em todas elas, realizamos festivais ou cerimonias que incentivem o fortalecimento da prática dos ensinamentos do Buda Shakamuni” explica o monge Jyunsho Yoshikawa que atua no Templo Hompoji.


Aniversário do 'nosso messias'


Os messiânicos respeitam e reconhecem o Natal pela importância que tem para os cristãos, mas, não existe nenhuma ligação com esta religião, explica o ministro Marcos Humberto Paulon. “Nós não comemoramos o Natal de Jesus Cristo. Não seguimos a bíblia como nossa orientação espiritual”, ensina.


Para eles, a comemoração que existe em dezembro é feita no dia 23, quando se celebra o aniversário de Meishu-Sama, nome religioso de Mokiti Okada. “Ele é o nosso fundador. Meishu-Sama nasceu em 23 de dezembro de 1882, faria 141 anos de nascimento e todo 23 de dezembro nós realizamos um culto especial em agradecimento ao fundador da religião”, explica.


Assim, com todas as particularidades e diferentes crenças, as família do Brasil se preparam para o Natal, seja para reunir a família e celebrar, seja para participar de cultos especiais, ou até mesmo para não celebrar e encarar o dia como se fosse qualquer outro. O importante é entender que não importam as diferenças, é preciso haver respeito com todas as religiões e crenças.


(*Sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg)


Imagem
Peru, pernil, lombo, salpicão, camarão, empadão? Veja 10 receitas para a ceia de Natal
16h de sexta-feira, 22 de dezembro, e ainda falta decidir qual prato principal vai ter na ceia de Natal? Ainda dá tempo de se inspirar nas delícias que o Portal Bonde te sugere.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade