17/04/21

Era pós-industrial

A Era Pós-industrial é o atual momento que vivemos devido às transformações no processo de produção e de comunicação. Ela também pode ser conhecida como Era da Tecnologia da Informação e do Conhecimento e teve sua formação entre os anos de 1945 a 1970.

A sociedade pós-industrial é um tanto quanto diferente das outras fases da Revolução Industrial, já que no lugar de se utilizar máquinas de funcionamento mecânico, utilizam-se máquinas de complexos processadores eletrônicos que são mais incidentes nos setores de serviços, em vez de setores de transformação de matéria prima em produtos.


O Mundo Industrial, entre os anos de 1900 e 1945, tinha no seu processo produtivo o trabalho manual racional, conhecido como Taylorismo/Fordismo. Com isso, nas linhas de produção e montagem, o trabalho intelectual era separado do trabalho braçal e os operários com suas atuações ultra-especializadas, não podiam desenvolver criatividade ou mesmo, ter ações participativas no desenvolvimento da empresa, uma vez que era interessante a padronização e o local de produção das mercadorias. Nesta época, o homem tinha validade por sua força física.

No entanto, com a expansão da comunicação, a informação e o conhecimento foram se tornando necessários e aos poucos, o homem em vez de utilizar sua força física, passou a usar sua força mental para o trabalho. Assim, a importância da criatividade foi substituindo à muscular; as atividades mentais foram aprimoradas, quando, para se produzir, acionaram-se os mecanismos de processamentos de dados e a inteligência artificial dos computadores em variados locais de produção.

Hoje, pelo uso de softwares, podemos transformar um simples Computador Pessoal num inteligente sistema flexível de produção industrial, favorecendo pela Tecnologia da Informação, aumento na qualidade e redução de custos de produtos, quando se utiliza da inteligência computacional para corrigir de maneira rápida e antecipada, o funcionamento do processo industrial, para que não ocorra eventual perda de tempo e de matéria prima no processo produtivo.

E, consequente disso tudo, a criatividade e a inovação tecnológica tornaram-se bem importantes e o homem em vez de expandir músculos para produzir, passou a expandir sua inteligência. Disso, podemos concluir que estamos na Era Pós-Industrial, sendo que, nessa atualidade, tem validade social, aquele que, pelas suas atitudes mentais, é criativo e inovador.

*Beto Mansur é Advogado pela UEM – PR, Professor de MBA da Universidade de Cascavel – PR; da Pós Alfa de Umuarama – PR, da Dimensão, de Maringá - PR; do Instituto de Ensino Superior de Londrina – PR; autor da obra Tomada de Decisão: Planejamento Estratégico e Financeiro; Qualificação Empretec pela ONU/SEBRAE, PR, Administrador do site www.livrariamansur.com.br; colunista da Revista da Cidade, de Arapongas – PR, Especialista em Empreendedorismo pela Universidade Norte do PR; professor de Sociologia em Cursos Pré-vestibulares e palestrante de Empreendedorismo.

Contatos pelo e-mail [email protected]amansur.com.br
Beto Mansur*
PUBLICIDADE
Continue lendo
Artigo

A onda da palpitaria

18 AGO 2017 às 15h15
Dicas

5 filmes inspiradores sobre liderança de pessoas

13 JUN 2017 às 09h25
Negócios

Principais desafios de quem dirige uma empresa de serviços

13 JUN 2017 às 09h10
Formação

Todo líder precisa ser bom leitor

03 JUN 2017 às 08h00
Contratação

Como é o processo de integração de quem chega à sua empresa?

01 JUN 2017 às 10h30
No trabalho

Como lidar com seus pares

24 MAI 2017 às 09h10
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados