Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Apenas 49% do público-alvo

Campanha de vacinação contra paralisia infantil segue até sexta em Londrina

Redação Bonde com N.com
26 set 2022 às 15:20

Compartilhar notícia

- Tomas Silva/Arquivo Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Crianças de um a quatro anos, que ainda não receberam a dose contra a Paralisia Infanti, devem ser dirigiradas até uma UBS (Unidade Básica de Saúde) para a vacinação até esta sexta-feira (30). 


De acordo com dados da SMS (Secretária Municipal de Saúde) de Londrina, entre o início da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, no dia 8 de agosto, até esta segunda-feira (26), foram aplicadas 13.830 doses de vacinas contra a paralisia infantil no município. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Elas representam apenas 49,8% da cobertura vacinal do público-alvo, enquanto a meta é atingir 95%. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Reforçar os estoques

Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano

Imagem de destaque
Brasil

Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS

Imagem de destaque
Estratégia inovadora

Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas


No ato da vacinação, a criança deve portar um documento pessoal com foto ou certidão de nascimento e carteira de vacina. Não é necessário fazer agendamento prévio. 

Publicidade


Por meio desta campanha, as crianças recebem, forma indiscriminada, a VOP (Vacina Oral Poliomielite), de gotinha, desde que já tenham completado o esquema inicial com três doses da VIP (Vacina Inativada Poliomielite). 


A paralisia infantil é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção e todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas. 

Publicidade


O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, pediu aos pais, mães ou responsáveis para levarem crianças até uma unidade de saúde, a fim de receberem a vacina até o dia 30 de setembro, quando a campanha se encerra.  


“Dentre de cinco dias a campanha termina e ainda há muitas crianças que não receberam a dose, pois estamos com 49,8% de cobertura vacinal, quando o ideal é 95%. Fizemos diversas ações para mais crianças, como nas unidades escolares, shoppings e a abertura de todas as UBSs, contudo é preciso que haja a conscientização dos pais”, frisou. 

Publicidade


Nesta semana, as equipes da SMS prosseguirão visitando unidades escolares, para vacinar as crianças contra poliomielite, mediante autorização dos pais. A iniciativa é feita em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. 



Multivacinação

Publicidade


A campanha nacional de multivacinação, que visa atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes de zero a 14 anos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, também encerra na sexta-feira (30). 


Para receber as doses não é necessário fazer agendamento, basta se dirigir até uma UBS. Até agora, as equipes da SMS fizeram a verificação de 17.445 carteirinhas de vacina em Londrina. 

Publicidade


As vacinas disponíveis na campanha são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). 


Para os adolescentes, estão disponíveis as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B e Meningocócica ACWY (conjugada). 


As vacinas têm indicação específica para cada idade, assim como para quem não tem o esquema completo, integram o PNI (Programa Nacional de Imunizações) e estão registradas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo