Ao longo da sua história o Londrina teve vários treinadores que foram jogadores do clube. Os últimos exemplos foram Roberto Fonseca e Alemão. Agora é a vez de Silvinho Canuto assumir o time profissional com a missão de evitar a queda do Tubarão na série B do Campeonato Brasileiro.
Aos 42 anos, Silvinho construiu uma carreira vitoriosa como jogador, com passagens por grandes clubes brasileiros e também fora do país. Meia clássico e de muita habilidade, Silvinho foi formado nas categorias de base do LEC e chegou ao profissional em 1995.
Um ano depois foi vendido ao XV de Piracicaba. Depois atuou por três anos no Guarani, Athletico Paranaense, Internacional, Vitória e Chapecoense. No Japão, é ídolo até hoje. Jogou por quatro anos no Vegalta Sendai e mais dois no Albirex Niigata. Defendeu ainda na terra do sol nascente o Yokohama FC. É recepcionado por torcedores no aeroporto até hoje quando visita o país.
Voltou ao Londrina em 2009 para a disputa do Brasileiro da série D e depois ainda em 2011, quando foi campeão da Divisão de Acesso pelo Alviceleste. No ano seguinte encerrou a carreira no Tubarão.
Leia também
Silvinho segue os passos de Alemão, mas terá tarefa árdua no LEC
LEC oferece prêmio por permanência na série B
A trajetória de treinador começou dois anos depois dirigindo o time sub-19 do Londrina. Canuto retornou a clube do coração em 2018 para comandar a equipe sub-17. Em 2019, passou a dirigir o time sub-19 e faz grande campanha na temporada, com 23 vitórias, quatro empates e somente duas derrotas.
O time teve ótima participação na Copa São Paulo, sendo eliminado, nos pênaltis, pelo Fluminense na segunda fase. Foram duas vitórias e dois empates na Copinha.
O time sub-19 do Londrina é finalista do Campeonato Paranaense da categoria. O LEC saiu na frente na briga pelo título ao vencer o Coxa por 2 a 0, no último sábado (9), no Couto Pereira. A partida de volta acontece no domingo (17), às 10h, no estádio do Café.
Irmão do presidente Claudio Canuto, Silvinho estreia no comando do Tubarão nesta terça-feira (12) no jogo contra o Criciúma, em Santa Catarina. O treinador irá comandar o time nas quatro rodadas finais da série B e deve ser o comandante também no Paranaense de 2020. O Londrina é o 16º colocado na série B, com 35 pontos.