Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Atividade física como aliada no combate da obesidade infantil

Marjorie Ostrowski
07 jul 2022 às 08:00
criança feliz descendo no escorregador
- Imagem de Hermann Kollinger por Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Oie, conforme prometido na semana passada no meu artigo sobre obesidade infantil, se você ainda não viu click aqui. Hoje vou dar continuidade ao tema explicando a importância na prática de atividade física para ajudar a combater esse risco na vida de nossas crianças.


Para isso, eu conversei com meu colega de faculdade o Romulo Schultz, que é formado em Educação Física pela UFPR desde 2006 e em Nutrição pela PUC-PR desde 2009 e também é  Especialista em Obesidade, Exercício e Emagrecimento pela PUC-PR desde 2013. Então acompanhe aqui esse bate papo que já começa te explicando a diferença entre atividade física e exercício físico, você qual é?

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A atividade física é todo movimento voluntário que realizamos que gasta caloria, como caminhar, correr, pular, subir escadas, enfim, praticamente toda ação de movimento.

Leia mais:

Imagem de destaque

Gratidão é uma habilidade que as crianças precisam praticar

Imagem de destaque

7 dicas de maquiagem para você arrasar no réveillon

Imagem de destaque

4 Londrinenses vão representar o Brasil no Panamericano 2023

Imagem de destaque

Os desafios e oportunidades de ter filho adolescente

Já é exercício físico é quando essa atividade física é planejada e estruturada com um objetivo específico como por exemplo ganhar massa magra.

Publicidade


Então eu perguntei para ele como as atividades físicas aliadas com alimentação saudável podem auxiliar no combate à obesidade infantil, veja o que o Romulo disse:


“A união de Atividade Física e uma alimentação correta é de extrema importância, pois alia uma alimentação rica e balanceado em nutrientes, necessários para o desenvolvimento da criança juntamente com um estilo de vida ativo, que proporciona não apenas um maior gasto calórico diário, mas também trazendo benefícios como redução de riscos de mortalidade e de desenvolvimento de doenças como câncer, diabetes, hipertensão, melhora da qualidade do sono e do bem estar geral”.

Publicidade


O especialista também me explicou que não existe um exercício físico específico para cada idade, o que existe são exercícios que podem ser mais eficientes com base nos objetivos do aluno, por exemplo, se o objetivo é emagrecimento um exercício com foco aeróbico pode ser mais eficiente, o que não significa que e mesmo objetivo possa ser alcançado por um exercício do tipo anaeróbico. 


O mais importante é a criança ou adolescente fazer algo que goste, seja academia ou esporte, corrida de rua ou Pilates, dessa forma a chance de desistência diminui consideravelmente. Também é importante lembrar que as crianças normalmente iniciam e desistem de um esporte rapidamente, em questão de 1 a 3 meses, o que é normal, pois ainda está em fase de conhecimento dos acervos motores que cada esporte exige, bem como de si mesmo.

Publicidade


Aí fiquei curiosa e quis saber se existem exercícios que são impróprios e que podem afetar o crescimento de uma criança e adolescente, o Rômulo disse que de um modo geral a prática de exercícios não atrapalha o crescimento, pelo contrário, a prática deles favorece a liberação do Hormônio de Crescimento ou GH, independente se é esporte de quadra, ginásticas, corridas ou natação. 


O que se deve evitar é a prática de exercícios isométricos, com muita carga e pouco movimento como levantar pesos ou halteres. Esses exercícios são recomendados apenas após o término do crescimento e sob supervisão de um profissional de Educação Física.

Publicidade


E aí, gostou? Então curta e compartilhe, se você ficou querendo saber mais, me envie sua dúvida ou pergunta lá mo meu instagram @respira.mamãe que pode ser tema do próximo artigo.


Marjorie Ostrowski.

Beijos e até a próxima.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade