Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sessões abertas e gratuitas

Cine Cequinha exibe filmes no Centro Cultural Kaingang e em Colégio no Assentamento Eli Vive

Redação Bonde com N.Com
25 abr 2024 às 15:30
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Cine Cequinha promove sessões de filmes neste sábado (27) e na próxima terça-feira (30), no Centro Cultural Kaingang Wãre e no Colégio Estadual Maria Aparecida Rosignol Franciosi, localizada no Assentamento Eli Vive.


O objetivo do projeto é expandir e democratizar o acesso às produções cinematográficas nacionais e regionais e oportunizar o contato do público com filmes que estão fora do circuito comercial de exibição, trabalhando a formação de público e fruição artística através da promoção de sessões abertas e gratuitas seguidas de debates.

Ambas as sessões são voltadas ao público interno das comunidades, e o coletivo, assim, busca contribuir com o fortalecimento desses espaços tão importantes à Londrina, Centro Cultural Kaingang – Wãre e Assentamento Eli Vive.

A temática tratada neste mês pelo projeto é Cinema Periférico e tem como proposta pensar o Cinema Brasileiro também sob essa perspectiva da periferia, enxergando a estética, cultura e território e suscitando discussões em torno das identidades, sujeitos, o que/quem está à margem e como e por quem estas vivências são contadas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na sessão no Wãre, trazendo como referência o dia 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, os curtas-metragens escolhidos foram produzidos pelos próprios indígenas, membros da comunidade, trazendo-os como protagonistas, fotógrafos e diretores de suas próprias histórias, os documentários “Ẽg Rá – As marcas Kaingang” (2018), “Kahngág fág krẽgkrẽg – Gravidez Kaingang” (2018) e “Ẽg Tỹ Ẽg Ga Kunũnh Sõr Vẽ – Retomando a nossa terra” (2018) e a animação “Ga vī: a voz do barro” (2021).

Leia mais:

Imagem de destaque
"Criança não é mãe"

Londrinenses protestam no Calçadão contra PL sobre aborto

Imagem de destaque
Rodovia

Motociclista morre em colisão traseira com BMW na PR-445 em Londrina

Imagem de destaque
Prata

Estudantes londrinenses são premiados em Olimpíada de Tecnologia

Imagem de destaque
Trânsito

Ponte ao lado do parque Arthur Thomas em Londrina será interditada a partir de sábado


Já na sessão preparada para os estudantes do Colégio no Assentamento Eli Vive os filmes escolhidos foram “Campo em Alerta” (2024), “Lutar, construir reforma agrária popular” (2014) e “MST: 40 anos de luta pela terra” (2024)

Publicidade


Imagem
Em 10 anos, escolas estaduais do país perderam um terço dos professores efetivos
As escolas estaduais do Brasil perderam mais de um terço (36%) dos professores efetivos em dez anos.


CINE CEQUINHA

O Cine Cequinha atua de forma independente, com sessões gratuitas de cinema & prosa, na cidade há mais de 10 anos. Inicialmente com sessões dentro do campus da Universidade Estadual de Londrina, atualmente o cineclube é composto por 6 mulheres e mantém atividades de forma itinerante, em parceria com vilas e espaços culturais, coletivos, associações, entre outros locais.


As exibições do projeto “Cine Cequinha Itinerante: Passeando por Londrina”, que conta com patrocínio da Lei Paulo Gustavo através da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, são realizadas quinzenalmente às quintas-feiras (exceto neste mês de abril), passando por espaços parceiros (Espaço Nave, Assentamento Eli Vive, Ware, Alma Brasil, Grafatório e Ciranda da Cultura), além de sessões em praças e espaços públicos de várias regiões da cidade (Lago Norte, Lagoa Dourada “Zerinho”, Praça Serra das Laranjeiras, Praça Acquaville).


O ciclo de sessões vai até novembro, passando por temáticas que resgatam a memória do que já passou pelo Cine Cequinha, como forma de comemorar os 10 anos de coletivo. São elas: Cinema Negro, Cinema Periférico, Mulheres no Cinema Nacional, Documentários, LGBTQIAP+ no Cinema, Bem-Vindo ao Meu Delírio, Animações e Produções de Londrina e Região.


Imagem
Concha Acústica recebe show do grupo 4 Rock’s Band nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira (26), o projeto Viva a Concha realiza mais uma edição da Feira Gastronômica. A novidade será a apresentação musical inédita com a banda 4 Rock’s Band a partir das 18h.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade