Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
PASSÍVEL DE MULTA

Londrina: Procon pede explicações à Sanepar sobre qualidade da água

Jessica Sabbadini - Especial para a Folha
19 dez 2023 às 18:37
- Roberto Custódio
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Procon-LD (Núcleo de proteção e Defesa do Consumidor em Londrina) solicitou esclarecimentos por parte da Sanepar sobre a qualidade da água distribuída à população nos últimos dias. Segundo o núcleo, a notificação foi enviada nesta terça-feira (19) e a concessionária tem um prazo de 48 horas - a partir do recebimento - para fornecer os relatórios e demais informações, com a possibilidade de sanções e multas em caso de descumprimento. Por meio da assessoria, a Sanepar informou que ainda não foi notificada e reiterou que a água é própria para consumo.


As reclamações de moradores de Cambé e Londrina começaram na última terça-feira (12), quando relataram um gosto ruim e um cheiro forte na água distribuída pela Sanepar. A concessionária garantiu que o problema seria gradativamente resolvido até o fim de semana. Na segunda-feira (18), no entanto, moradores da zona sul e oeste da cidade relataram que o cheiro e o gosto permaneceram ruins e que a opção vem sendo a compra de galões de água mineral para beber e cozinhar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Thiago Mota Romero, diretor executivo do Procon-LD, explicou que a notificação cobra o esclarecimento de dois pontos. O primeiro é se houver, de fato, uma alteração na água, quando isso aconteceu, quais foram as regiões afetadas e quais foram os produtos químicos utilizados para tentar reverter a situação. O segundo ponto, segundo o diretor, é se a água fornecida à população se enquadra nos padrões de qualidade para consumo humano.

Leia mais:

Imagem de destaque
Desencantou

Londrina faz 2 a 0 no ABC e conquista primeira vitória na Série C

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 10 e 11 de maio de 2024 em Londrina e região

Os irmãos Gregório (esq.), Élio (centro) e Custódia em um fim de ano em Criciúma (SC)
Ele pediu ajuda pelo Instagram

Após três dias sem notícia, moradora de Londrina consegue contato com irmão em abrigo no RS

Imagem de destaque
Até a próxima semana

Defesa Civil de Londrina suspende recebimento de doações para o Rio Grande do Sul


''Em caso positivo [para a potabilidade da água], [a Sanepar deve] apresentar provas que corroborem o atendimento das premissas exigidas pelo Ministério da Saúde, como, por exemplo, relatórios, laudos técnicos, entre outros documentos que possam demonstrar que essa água é potável e que essa água é própria para consumo humano'', pontua.


Romero afirmou que, a partir do recebimento da notificação, foi estipulado um prazo de 48 horas para que a Sanepar apresente uma resposta ao órgão de proteção ao consumidor, assim como a documentação.


CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA

Imagem
Moradores da Zona Norte de Londrina protestam pela qualidade da água nesta terça-feira
Moradores da Zona Norte de Londrina organizaram um protesto pela qualidade da água na região. A manifestação está prevista para esta terça-feira (19), às 18h, na esquina entre as ruas Elaine Aparecida Bolarume e Aníbal Balaroti.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade