O Procon (Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor) recebeu pelo menos 100 denúncias por mês contra golpes de empréstimos consignados ao longo deste ano. As reclamações abrangem desde falsificações de assinaturas de clientes a pedidos de empréstimos que não foram autorizados pelo usuário da conta.
Segundo o coordenador do Procon de Londrina Gustavo Richa, as queixas são principalmente de idosos. "Eles buscam atendimento porque o banco estava descontando empréstimos que eles não solicitaram”, contou. O coordenador explica, porém, que esse não é um golpe novo. "Já recebemos denúncias como essas há muitos anos. Neste ano, porém, as reclamações por e-mail aumentaram", disse.
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De acordo com Richa, as pessoas que sofrem esse tipo de golpe devem procurar o quanto antes as unidades de defesa do consumidor. "O procedimento é entrar em contato com o Procon o mais rápido possível”, recomenda. Segundo o coordenador, no ano passado alguns dos próprios bancos foram responsabilizados pelas irregularidades e realizaram a devolução do dinheiro aos idosos. "É muito importante que os clientes tenham cuidado e prestem atenção àquilo que for oferecido pelos bancos”, orienta.
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