A PCPR (Polícia Civil do Paraná) terá o reforço de 225 novos policiais para a segurança dos paranaenses. O governador em exercício Darci Piana nomeou na sexta-feira (21) 44 delegados, 140 investigadores, 16 escrivães e 25 papiloscopistas aprovados em concursos públicos de 2018 e 2020. A medida foi publicada no Diário Oficial.
"Esses policiais civis vão atender a população em unidades de todo o Estado e vão contribuir muito para garantir mais segurança e eficácia nas investigações à população paranaense", diz Piana.
Segundo o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, são áreas com grande importância para a segurança pública. “Precisamos enaltecer todo o esforço do governador Ratinho Junior e ressaltar que todo esse efetivo de delegados e de policiais civis garante que a sociedade tenha ainda mais segurança”, afirma.
Leia mais:
Novos deslizamentos interditam completamente a BR-277 na Serra da Esperança, em Guarapuava
Pai é preso por agredir filha de nove meses no Noroeste do Paraná
Operação 'Little Mouse', da PF, mira empresas de rastreamento veicular em Londrina
‘Gerente’ do tráfico na zona norte de Londrina é preso em flagrante
Conforme o delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, a nomeação demonstra a atenção do Estado com essa área, que presta serviço direto à comunidade. “São policiais de todas as carreiras que vão contribuir de forma conjunta para que os serviços da PCPR sejam prestados com excelência e de maneira descentralizada”, frisa.
Depois da nomeação, os policiais vão participar do curso de formação na Escola Superior da Polícia Civil. O planejamento é que o treinamento comece na segunda semana de agosto e, ainda em 2023, estejam atuando nas delegacias de polícia de todo o Estado, em um significativo incremento no combate à criminalidade.
No período de aperfeiçoamento, eles cursarão matérias de conhecimento técnico-operacional em aulas práticas e teóricas. As competências adquiridas vão proporcionar a habilitação necessária para atuar em qualquer cidade do Estado.
O quadro de ensino da PCPR está dividido em seis áreas temáticas, que vão de investigação à formação humanista e cultura geral. A grade de ensino é parte da nova matriz curricular, cujo objetivo é trazer melhorias na formação de conhecimento dos policiais e auxiliar na visão de plano de carreira, já que o servidor passa a ver quais áreas temáticas pode se especializar.
Em 2022, o governo nomeou mais de 400 novos policiais civis. Era a maior contratação da história. A preparação encerrou em dezembro do ano passado e desde então esses policiais já estão atuando.