Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Revestimento

Como cuidar de piso vinílico?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
18 jun 2021 às 15:49
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O piso vinílico está conquistando cada vez mais a preferência dos brasileiros devido aos diversos benefícios que oferece quando comparado a outros materiais.


Além de bonito, rápido de instalar, muito resistente e confortável, uma das principais qualidades desse revestimento é a facilidade de manutenção e limpeza – característica que o faz muito procurado por quem busca praticidade no dia a dia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No entanto, é comum que ainda surjam muitas dúvidas sobre como cuidar e manter o piso vinílico limpo e com cara de novo por mais tempo. Líder mundial em pisos vinílicos, a Tarkett separou algumas dicas que podem ajudar. Confira!

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 24 de abril

Dia do Churrasco: veja dicas de como remover manchas de sangue e óleo das roupas

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis


Os cuidados começam na instalação

Publicidade


Os cuidados com o piso vinílico devem começar antes mesmo que as pessoas comecem a pisá-los. Para que tudo saia bem, a instalação deve ser feita sempre por profissionais capacitados e sobre um contrapiso nivelado e impermeabilizado.


Isso impedirá que com o tempo apareçam surpresas desagradáveis no revestimento, como desníveis, marcações ou, até mesmo, placas descolando por falta de atenção aos procedimentos de instalação.

Publicidade


O vinílico também pode ser instalado sobre o piso antigo, como o de cerâmica, cimento ou mármores e granitos polidos, por exemplo. No entanto, é necessário certificar de que o piso existente esteja em condições para essa sobreposição. Para que o resultado da instalação seja perfeito tanto nos pisos colados como nos clicados flexíveis, é necessária a utilização de uma massa autonivelante.


Atenção: o piso vinílico é recomendado somente para áreas internas e, ainda assim, deve-se evitar a instalação em ambientes como banheiros com chuveiro, pois a umidade frequente e em excesso pode causar o descolamento das réguas e placas com o passar do tempo.

Publicidade


Limpeza correta


Aplicar produtos, como solventes, derivados de petróleo e, até mesmo, sabão em pó, é um dos erros mais comuns na limpeza desse tipo de piso, pois pode desgastar, tirar o brilho, deixá-lo escorregadio, causar riscos ou arranhões e, ainda, provocar uma eventual corrosão.

Publicidade


Depois de instalado, cuidar do piso vinílico não exige esforço extra no cotidiano: para deixá-lo limpo, só é preciso ter uma vassoura, rodo, panos, balde, água e detergente neutro – nada mais.


Basta varrer, depois passar um pano umedecido em detergente neutro diluído em água e por fim secar com pano limpo antes da liberação para uso. Caso seja preciso lavar o piso com água corrente, é necessário certificar que o modelo é colado e não deixar a água empoçada. Os modelos clicados não podem ser lavados.

Publicidade


Cuidado extra com os pés dos móveis


Outro cuidado importante que deve ser levado em consideração é com os pés de cadeiras e mesas e, nesse caso, é indicada a utilização de feltro ou rodízios de poliestireno para proteger o piso.

Sem a proteção, os móveis podem acabar danificando a superfície do piso durante o uso (ao arrastar a cadeira da sala de jantar para se levar, por exemplo) ou ao movimentá-los (ao mudar a disposição dos móveis no ambiente, por exemplo).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade