Pesquisar

Canais

Serviços

Divulgação
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Revestimento

Como cuidar de piso vinílico?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
18 jun 2021 às 15:49
Continua depois da publicidade

O piso vinílico está conquistando cada vez mais a preferência dos brasileiros devido aos diversos benefícios que oferece quando comparado a outros materiais.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Além de bonito, rápido de instalar, muito resistente e confortável, uma das principais qualidades desse revestimento é a facilidade de manutenção e limpeza – característica que o faz muito procurado por quem busca praticidade no dia a dia.

Continua depois da publicidade


No entanto, é comum que ainda surjam muitas dúvidas sobre como cuidar e manter o piso vinílico limpo e com cara de novo por mais tempo. Líder mundial em pisos vinílicos, a Tarkett separou algumas dicas que podem ajudar. Confira!


Os cuidados começam na instalação

Continua depois da publicidade


Os cuidados com o piso vinílico devem começar antes mesmo que as pessoas comecem a pisá-los. Para que tudo saia bem, a instalação deve ser feita sempre por profissionais capacitados e sobre um contrapiso nivelado e impermeabilizado.


Isso impedirá que com o tempo apareçam surpresas desagradáveis no revestimento, como desníveis, marcações ou, até mesmo, placas descolando por falta de atenção aos procedimentos de instalação.


O vinílico também pode ser instalado sobre o piso antigo, como o de cerâmica, cimento ou mármores e granitos polidos, por exemplo. No entanto, é necessário certificar de que o piso existente esteja em condições para essa sobreposição. Para que o resultado da instalação seja perfeito tanto nos pisos colados como nos clicados flexíveis, é necessária a utilização de uma massa autonivelante.


Atenção: o piso vinílico é recomendado somente para áreas internas e, ainda assim, deve-se evitar a instalação em ambientes como banheiros com chuveiro, pois a umidade frequente e em excesso pode causar o descolamento das réguas e placas com o passar do tempo.


Limpeza correta


Aplicar produtos, como solventes, derivados de petróleo e, até mesmo, sabão em pó, é um dos erros mais comuns na limpeza desse tipo de piso, pois pode desgastar, tirar o brilho, deixá-lo escorregadio, causar riscos ou arranhões e, ainda, provocar uma eventual corrosão.


Depois de instalado, cuidar do piso vinílico não exige esforço extra no cotidiano: para deixá-lo limpo, só é preciso ter uma vassoura, rodo, panos, balde, água e detergente neutro – nada mais.


Basta varrer, depois passar um pano umedecido em detergente neutro diluído em água e por fim secar com pano limpo antes da liberação para uso. Caso seja preciso lavar o piso com água corrente, é necessário certificar que o modelo é colado e não deixar a água empoçada. Os modelos clicados não podem ser lavados.


Cuidado extra com os pés dos móveis


Outro cuidado importante que deve ser levado em consideração é com os pés de cadeiras e mesas e, nesse caso, é indicada a utilização de feltro ou rodízios de poliestireno para proteger o piso.

Sem a proteção, os móveis podem acabar danificando a superfície do piso durante o uso (ao arrastar a cadeira da sala de jantar para se levar, por exemplo) ou ao movimentá-los (ao mudar a disposição dos móveis no ambiente, por exemplo).


Continue lendo