Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Instalação sobre outros pisos

Dicas sobre instalação de piso vinílico sobre cerâmica e porcelanato

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
10 jun 2021 às 15:57
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Composto de PVC, cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos, o piso vinílico é um revestimento leve e flexível que, quando comparado com as cerâmicas e outros pisos frios, destaca-se pelo conforto e pela praticidade.


Ele agrega aos ambientes internos muito mais do que o visual aconchegante da madeira: entrega também conforto térmico, excelente acústica e experiências táteis mais agradáveis.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além dessas vantagens, a instalação é um dos fatores que mais o diferencia dos outros materiais. No caso do porcelanato e da cerâmica, por exemplo, após o assentamento das peças no contrapiso, é necessário aguardar por pelo menos 72 horas para iniciar a etapa de rejunte, que também exige mais três dias para secar.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 24 de abril

Dia do Churrasco: veja dicas de como remover manchas de sangue e óleo das roupas

Imagem de destaque
Fim do sofrimento

Confira dicas essenciais de como tirar as manchas de bolor das roupas

Imagem de destaque
Anote já!

Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Imagem de destaque
Contratos de gaveta

Londrina dá desconto de 50% para regularização de ITBI em contratos de imóveis


Já o vinílico pode ficar pronto para uso em até dois dias e apresenta uma aplicação prática e limpa, sendo possível até mesmo a instalação sobre a cerâmica e outros tipos de piso – excelente alternativa para quem deseja renovar a casa, mas prefere evitar o quebra-quebra e a sujeira associadas às reformas.

Publicidade


Líder mundial em pisos vinílicos, a Tarkett lista abaixo três pontos que devem ser levados em conta na hora de instalar piso vinílico sobre cerâmica:


Conheça as características do piso vinílico

Publicidade


O piso vinílico pode ser instalado sobre diversas superfícies além do piso cerâmico, como cimento e pedras (mármores e granitos polidos). Antes disso, visando bons resultados, é importante conhecer bem as características do produto.


Além das diferenças entre formatos (placas, réguas e mantas), é importante também conhecer as opções em relação à instalação, já que o vinílico pode ser do tipo colado ou clicado.

Publicidade


Informe-se sobre a necessidade de usar massa autonivelante


Para que o resultado da instalação sobre outros revestimentos seja perfeito, é importante regularizar a superfície atual a fim de evitar que possíveis imperfeições possam ‘marcar’ o piso novo. A maneira mais rápida e eficiente de corrigir um contrapiso para receber o vinílico é aplicar a massa autonivelante, composto cimentício que forma uma camada sobre a superfície existente, deixando-a pronta para o piso novo.

Publicidade


Tanto nos vinílicos colados quanto nos clicados flexíveis, a utilização da massa autonivelante é obrigatória. Por outro lado, os pisos vinílicos do tipo clicado rígido dispensam o uso de massa de preparação, agilizando ainda mais a instalação.


No caso de cerâmicas e porcelanatos, é fundamental verificar as juntas entre placas: elas não podem ter mais do que 5 mm. Se estiverem fora desta margem, será preciso remover todo o piso antigo para então aplicar a camada autonivelante.

Publicidade


Não se esqueça de limpar o piso antigo


A limpeza do revestimento que será substituído também é importante. Antes de instalar o vinílico, é recomendado retirar restos de cola e tinta da superfície para evitar que o novo revestimento apresente marcas após a instalação.

Se houver trincas, recomenda-se apicoar o contrapiso e refazê-lo. Já para casos de desnível e ondulações de até 10 mm, o autonivelante resolverá o problema com secagem rápida em uma única camada, proporcionando excelente resistência mecânica e dispensando o lixamento da superfície.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade