23/06/21
PUBLICIDADE
Instalação sobre outros pisos

Dicas sobre instalação de piso vinílico sobre cerâmica e porcelanato

Divulgação
Divulgação


Composto de PVC, cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos, o piso vinílico é um revestimento leve e flexível que, quando comparado com as cerâmicas e outros pisos frios, destaca-se pelo conforto e pela praticidade.

Ele agrega aos ambientes internos muito mais do que o visual aconchegante da madeira: entrega também conforto térmico, excelente acústica e experiências táteis mais agradáveis.

Além dessas vantagens, a instalação é um dos fatores que mais o diferencia dos outros materiais. No caso do porcelanato e da cerâmica, por exemplo, após o assentamento das peças no contrapiso, é necessário aguardar por pelo menos 72 horas para iniciar a etapa de rejunte, que também exige mais três dias para secar.

Já o vinílico pode ficar pronto para uso em até dois dias e apresenta uma aplicação prática e limpa, sendo possível até mesmo a instalação sobre a cerâmica e outros tipos de piso – excelente alternativa para quem deseja renovar a casa, mas prefere evitar o quebra-quebra e a sujeira associadas às reformas.

Líder mundial em pisos vinílicos, a Tarkett lista abaixo três pontos que devem ser levados em conta na hora de instalar piso vinílico sobre cerâmica:

Conheça as características do piso vinílico

O piso vinílico pode ser instalado sobre diversas superfícies além do piso cerâmico, como cimento e pedras (mármores e granitos polidos). Antes disso, visando bons resultados, é importante conhecer bem as características do produto.

Além das diferenças entre formatos (placas, réguas e mantas), é importante também conhecer as opções em relação à instalação, já que o vinílico pode ser do tipo colado ou clicado.

Informe-se sobre a necessidade de usar massa autonivelante

Para que o resultado da instalação sobre outros revestimentos seja perfeito, é importante regularizar a superfície atual a fim de evitar que possíveis imperfeições possam ‘marcar’ o piso novo. A maneira mais rápida e eficiente de corrigir um contrapiso para receber o vinílico é aplicar a massa autonivelante, composto cimentício que forma uma camada sobre a superfície existente, deixando-a pronta para o piso novo.

Tanto nos vinílicos colados quanto nos clicados flexíveis, a utilização da massa autonivelante é obrigatória. Por outro lado, os pisos vinílicos do tipo clicado rígido dispensam o uso de massa de preparação, agilizando ainda mais a instalação.

No caso de cerâmicas e porcelanatos, é fundamental verificar as juntas entre placas: elas não podem ter mais do que 5 mm. Se estiverem fora desta margem, será preciso remover todo o piso antigo para então aplicar a camada autonivelante.

Não se esqueça de limpar o piso antigo

A limpeza do revestimento que será substituído também é importante. Antes de instalar o vinílico, é recomendado retirar restos de cola e tinta da superfície para evitar que o novo revestimento apresente marcas após a instalação.

Se houver trincas, recomenda-se apicoar o contrapiso e refazê-lo. Já para casos de desnível e ondulações de até 10 mm, o autonivelante resolverá o problema com secagem rápida em uma única camada, proporcionando excelente resistência mecânica e dispensando o lixamento da superfície.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
Continue lendo
Orçamento doméstico

Dicas para economia de energia e controle do orçamento doméstico

23 JUN 2021 às 14h20
Anote essas dicas

Com juros baixos, compra de imóveis cresce; saiba como conseguir um financiamento habitacional

22 JUN 2021 às 09h35
Bandeira mais cara

Saiba como economizar na conta de luz de apartamentos e condomínios

21 JUN 2021 às 15h43
Revestimento

Como cuidar de piso vinílico?

19 JUN 2021 às 10h00
Projetos de Design

Cinco dicas para combinar tons de madeira na decoração da cozinha

18 JUN 2021 às 15h37
Colorida e divertida

Dicas de decoração para tornar a sua festa junina em casa ainda mais criativa

17 JUN 2021 às 14h46
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados