Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

SER BRASILEIRO

29 abr 2004 às 11:00
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

NA FORMA DE UMA BELA CARTA, ENVIADA PARA A MARINHA BRASILEIRA, O ARTICULISTA CONTA A ESTÓRIA DE UM ENCONTRO, COM UM BELO VELEIRO. E TRAÇA UM INTERESSANTE E CRIATIVO PARALELO ENTRE ESTE VELEIRO, E SER BRASILEIRO.


Na primeira semana de janeiro, eu e um amigo estávamos velejando pelo litoral sul do RJ, região de Angra dos Reis, Parati, Ilha Grande. Mais precisamente no dia seis tivemos a sorte de, por um daqueles presentes que a vida nos dá, ancorarmos na Enseada do Abrão, em Ilha Grande onde, no silêncio de um belo entardecer o navio Cisne Branco lentamente foi chegando, velas baixadas nos seus três mastros, para lá também ancorar. Antes do crepúsculo ainda presenciamos a cerimônia do descerramento da (belíssima) bandeira brasileira e o hino nacional, com todos os pulmões, cantado por 70 marinheiros da sua tripulação, em formação no deck, ecoando por aquela baía, um lugar de uma beleza e de uma paz que só podem ser compreendidos se acreditarmos no toque de alguém verdadeiramente supremo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


À noite, mais um presente; a nossa sorte de estarmos aportados na linha deste cenário, onde o pano de fundo do Cisne Branco era a lua cheia e o contorno das montanhas da Ilha Grande, cujo verde exuberante da Mata Atlântica, incrível, era visível pois parecia estar iluminado por um céu apinhado de estrelas. Obs.; Naquele momento lembrei-me de uma bela poesia do nosso poeta maior, Castro Alves, que diz "nossos campos tem mais flores, nosso céu tem mais estrelas, nossas vidas mais amores..."

Leia mais:

Imagem de destaque

BERNARDINHO X RICARDINHO, e a Moral dessa Estória.

Imagem de destaque

CARTA À TAM....

Imagem de destaque

Gratidão, a maior das Virtudes

Imagem de destaque

DOGMAS E PRÉ CONCEITOS


É, sempre digo que existem coisas impossíveis de descrever, por maiores que sejam os detalhes ou o nosso esforço; como descrever as Cataratas do Iguaçu? Como descrever a Amazônia, o Pantanal, Fernando Noronha? Como descrever o Carnaval do Rio? Ou o Rio? Fotos não conseguem, que dizer, palavras! Acho que é assim por que coisas e momentos verdadeiramente especiais possuem o toque da emoção. E emoções, são indescritíveis. E verdadeiramente inesquecíveis.


Mas, vou arriscar. Acho que me é possível, pelo menos tentar, descrever a emoção que o Cisne Branco, dentro de todo este cenário nos causou. E, lhe digo, não foi só a mim e ao meu amigo; também outras pessoas, de outras embarcações, algumas inclusive estrangeiras. Amo profundamente o meu país. Apesar dos Jaders, dos Valdomiros, tenho verdadeiro orgulho de ser brasileiro pois este povo, apesar de tantas desilusões, desencantos e provações, consegue manter viva no seu coração uma rara mistura de esperança, de sorriso fácil, de fé, de alegria de viver. Tudo o que eu quero dizer, melhor no dizer de Paulo Francis; o brasileiro é um povo que tem "uma doçura essencial". É, doçura essencial. E este navio, digamos, incorpora em si esta receita mágica, esta doçura do que é ser brasileiro. E neste ponto, exatamente neste ponto cruzam-se, o espectro de um barco a vela, com o espírito de um povo. E explico; praticamente todas as marinhas do mundo usam navios de guerra como navios escola. Também no Brasil mas, bem, por aqui um diferencial; também um barco à vela, branco, que é a cor da paz. Uma fragata épica, e chamada de, ... Cisne Branco. Bela como o mais belo sonho. Acho que falo de algo que vai um pouco além da simplista definição de patriotismo pois, misture-se um pouco de sociologia, de antropologia. Talvez melhor; de Gilberto Freyre. Este navio é lúdico, original, criativo e especial. Como lúdico, original, criativo e especial, é o povo brasileiro. Ele é um orgulho para o Brasil, assim como é um orgulho, ser brasileiro.

Enfim, a minha homenagem, o meu reconhecimento e, por que não, como brasileiro o meu singelo agradecimento à Marinha Brasileira, pelo Cisne Branco.

Benedicto Kubrusly Júnior
[email protected]


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade