Pesquisar

Canais

Serviços

3 razões pelas quais treinar é melhor do que não estar ativo

22 jun 2022 às 08:39

Praticar atividades físicas regularmente traz diversos benefícios, tanto para o seu corpo, quanto para sua mente. Benefícios como manter o seu peso sob controle, aumentar a força física, reduzir o estresse e melhorar a autoestima.


E se você pratica exercícios e esportes, e gostaria de ganhar dinheiro com isso, nós recomendamos que você dê uma olhada no 22bet e já comece ganhando um bônus de R$600.


Porém, apesar de possuir tantos benefícios, muitas pessoas desconhecem esse fato e acabam levando uma vida sedentária. Nesse artigo falaremos sobre os problemas do sedentarismo e te daremos 3 boas razões pelas quais treinar é melhor que estar inativo.

O sedentarismo e seus malefícios

O sedentarismo nada mais é do que a falta de atividades físicas, o que faz com que uma pessoa gaste menos calorias do que ela ingere ao longo do dia. Os números são assustadores com pesquisas mostrando que mais de 46% da população brasileira vive de maneira sedentária.

Causas e consequências

Devido ao avanço da tecnologia, a nossa sociedade tem ficado cada vez mais sedentária. Isso pode ser observado na maneira com que realizamos as mais diversas atividades do nosso dia a dia, como:

  • Passar a maior parte do dia sentados ou deitados;
  • Usar o carro para se locomover, ao invés de caminhar;
  • Usar escadas rolantes ao invés das normais;
  • Deixar de realizar atividades braçais.

E como já era de se imaginar, algumas das consequências desse estilo de vida são:

  • Acúmulo de gordura;
  • Atrofia muscular;
  • Aumento de doenças como Diabete e entre outros;

Agora que já falamos sobre o sedentarismo e suas consequências, vamos falar sobre os benefícios de treinar regularmente.

Mantém a boa forma

Se você possui o hábito de treinar diariamente, é muito provável que o seu físico esteja em dia. Pois, a prática de exercícios estimula os músculos, fazendo com que eles se desenvolvam.


Mais músculos fazem com que seu metabolismo gaste mais energia mesmo quando você estiver parado e isso faz com que as células de gordura sejam queimadas pelo seu próprio corpo. Deixando sua aparência mais esbelta e atlética.


Além disso, músculos fortalecidos também te ajudam a executar as tarefas do seu dia a dia com mais facilidade. Previnem lesões e ajudam a manter uma boa postura, melhorando a saúde da sua coluna.


Sem contar que, se você também pratica alongamentos em conjunto com os exercícios, você ainda irá aumentar a sua flexibilidade. E, isso trará muitos benefícios tanto a médio quanto a longo prazo.

Saúde melhorada

Além dos benefícios relacionados a aparência, a prática de exercícios físicos também é beneficial a sua saúde e bem-estar.


Isso porque a perda de peso, diminui as chances de que você sofra com doenças oriundas da obesidade, como diabete tipo 2, hipertensão e até mesmo infarto.


A atividade física regular também faz bem para a saúde do seu coração. Pois, exercícios como, caminhadas, corridas e natação ajudam a regular a pressão arterial e melhoram o fluxo sanguíneo.


Outro ponto, é que a atividade física, também mantém o seu sistema cardiorrespiratório em dia. Melhorando a sua respiração e a oxigenação do seu corpo e mente, aumentando assim os seus níveis de energia.


E por fim, mas não menos importante. O treino regular também ajuda a aumentar a densidade óssea, diminuindo as chances de que você desenvolva doenças como a osteoporose.

Uma mente mais saudável

Já foi comprovado pela ciência, que a mente e o corpo estão profundamente relacionados. E isso, faz com que o estado de um também afete o estado do outro.


É por isso que, além dos inúmeros benefícios a saúde física, o treino físico também faz muito bem a mente de quem o pratica.


Isso porque, a atividade física regular, ajuda a regular os níveis hormonais, e faz com o corpo produza hormônios como a ocitocina, a serotonina e a endorfina. 


Esses hormônios são conhecidos como os hormônios do prazer e além de produzirem uma sensação de bem-estar, eles também ajudam a combater a depressão, a ansiedade e a reduzir os níveis de estresse.


Os exercícios também fazem maravilhas para a autoestima, pois um copro mais atlético e bonito, faz com que a pessoa desenvolva uma melhor imagem de si mesmo e aumente sua confiança.


Outro benefício é que o treino produz cansaço físico. Isso, junto aos hormônios de prazer que são liberados, ajudam a pessoa a adormecer de forma mais fácil e natural. E um sono regular, ajuda no tratamento de diversos problemas emocionais e psicológicos, além de melhorar a capacidade de pensamento e de aprendizagem.


Como se já não basta-se, o fato dos exercícios físicos possuírem uma ação antidepressiva, faz com que você se sinta melhor e mais feliz ao longo de seu dia. E quando você esta de bom humor, tudo flui melhor.

Como se manter ativo?

Alguns de vocês devem estar com essa pergunta em mente. Isso é totalmente compreensível, pois muita das vezes, as rotinas e responsabilidades do dia a dia não deixam muito espaço livre para o treino físico. Mas saiba que existem maneiras de contrariar isso.


Pratique treinos de curta duração

Existem uma modalidade de exercícios chamada HIIT, que consiste em treinos intensos e de curta duração. Uma sessão de HIIT dura entre 20 à 30 minutos e pode ser facilmente encaixada em algum momento do seu dia.


Treine em casa

Outra solução é a prática de exercícios em casa. Muitas pessoas aderiram a essa modalidade durante o tempo de pandemia e ela pode ser muito benéfica para quem não tem tanto tempo livre, ou não tem dinheiro para pagar uma academia no momento.


Apenas se exercite

Como dissemos anteriormente, a atividade física, independente do tipo, ou intensidade traz muitos benefícios ao corpo e a mente. 


Por isso que, mesmo uma caminhada, uma corria, ou algumas flexões, se feitas regularmente, já conseguirão fazer bem para você e para sua saúde.


Caso se interesse em saber mais sobre os benefícios de uma vida ativa, basta pode acessar o site do Instituto Reaction em SP.

Continue lendo

Últimas notícias