Pesquisar

Canais

Serviços

Soluções práticas

4 problemas comuns na gravação de vídeos e como resolvê-los

CV Bonde
19 jul 2021 às 16:40
- Imagem: Freepik

Ao gravar um vídeo, nem sempre o registro acontece da forma que esperamos. Diante dos problemas comuns na gravação de vídeos, saiba que existem soluções práticas!

Seja o registro de um momento especial ou a filmagem de conteúdo para as redes sociais, existem problemas comuns na gravação de vídeos que podem acontecer com qualquer um.


Tão importante quanto conhecer quais são os problemas mais comuns na gravação de vídeos é saber como resolvê-los. Afinal, em alguns casos, a solução é mais simples do que parece.


Por isso, se você tem um vídeo com falhas de sincronização ou com baixa qualidade na imagem, confira a seguir como resolver esses problemas, em poucos passos!


1. Sincronização de áudio e vídeo


Em alguns casos, uma gravação de vídeo acaba gerando um arquivo de áudio que se apresenta mais rápido ou mais lento do que o filme.


Na prática, a falha na sincronização de áudio e vídeo provoca situações em que uma pessoa fala e o som do que foi dito não é transmitido simultaneamente.


Para resolver esse tipo de problema, você vai precisar de uma ferramenta de reparo de vídeo completa, especializada no assunto.


Como sugestão, você pode utilizar o Repairit, que é um software desenvolvido pela Wondershare para fazer reparos em vídeos e imagens, disponível para Windows e iOS.


Imagem: Freepik (Repairit)
Imagem: Freepik (Repairit)


Após baixar e instalar o programa no seu computador, tudo o que você precisa fazer é adicionar o arquivo a ser reparado, clicando no botão Adicionar.


Quando o vídeo for carregado, clique em Reparar para iniciar o processo. Após alguns minutos, você pode conferir se a sincronização de áudio e vídeo estão corretas.


Caso o reparo simples não seja suficiente para o seu vídeo, você pode fazer uma Reparação Avançada, que solicita um arquivo filmado com a mesma câmera para utilizar parâmetros iguais na correção da gravação.


2. Falha ao abrir um vídeo
Além da sincronização de áudio e vídeo incorretos, outro dos problemas comuns na gravação de vídeos é a falha na reprodução, ou seja, o computador não consegue abrir um vídeo.


Esse tipo de situação pode acontecer quando o arquivo se corrompe, mas muitas vezes o problema está na forma em que a mídia foi enviada para o computador.


Por isso, antes de tomar qualquer medida, experimente passar novamente o vídeo para o computador, em uma outra pasta.


Além disso, tente abrir a mídia em um outro reprodutor. Isso porque, existem programas de reprodução de mídia que não suportam todos os formatos de vídeo.


3. Iluminação ruim
Outra situação que está entre os problemas comuns na gravação de vídeos é a iluminação ruim.


Normalmente, isso acontece em captações feitas em lugares escuros, como cenas noturnas ou ambientes em que a luz natural não entra.


Nesse caso, existem duas soluções possíveis. A primeira é na pré-produção, ao gravar o vídeo. Aqui, você deve conferir se a iluminação está adequada para a gravação e, se não estiver, usar recursos para proporcionar mais luz ao ambiente.


A outra solução é na pós-produção. Você pode usar um programa de edição de vídeo grátis para balancear as cores, alterando o brilho e o contraste, para que a iluminação fique melhor.


Como corrigir na pós-produção nem sempre funciona, o ideal é sempre tomar cuidado com a iluminação antes de começar a gravar.


4. Vídeo embaçado
Por fim, o quarto entre os problemas comuns na gravação de vídeos é a imagem embaçada.


Isso pode acontecer por vários motivos, desde a lente da câmera suja, passando por problemas no sistema de foco, até a mudança brusca de temperatura (como sair de um lugar quente para o frio).


Para evitar situações de vídeo embaçado, você pode sempre conferir e limpar a lente da câmera antes de começar a gravação.


Porém, se no seu caso o vídeo já estiver embaçado, é preciso recorrer a softwares como o Repairit.


Dessa forma, ao fazer o processamento de dados pelo Repairit, existem grandes chances para que você consiga corrigir um vídeo embaçado e deixá-lo em perfeitas condições visuais!


Dica Bônus: Como recuperar arquivo de vídeo MP4 corrompido
O software Repairit é uma ferramenta profissional para você reparar e recuperar arquivos danificados em MP4. Você pode entrar no site da Wondershare e ler todas as dicas para fazer o reparo do áudio e vídeo de arquivos em MP4 com muita facilidade!


Problemas resolvidos: vídeos prontos!


Imagem: Freepik
Imagem: Freepik


Alguns dos problemas comuns na gravação de vídeos podem ser facilmente evitados ao tomar alguns cuidados prévios.


Entretanto, se o seu vídeo já está gravado, contar com soluções práticas, capazes de corrigir esses problemas, faz tudo ficar mais simples.

Assim, com algumas medidas práticas, os problemas são resolvidos e os seus vídeos ficam prontos para compartilhar com o mundo!


Continue lendo

Últimas notícias