Pesquisar

Canais

Serviços

Jogos de cartas

5 benefícios de jogar cartas com regularidade

CV Folha
04 mar 2021 às 17:29

Desde que foram inventados na China há mais de mil anos, os jogos de cartas se tornaram um dos passatempos mais populares em todo o mundo. Mas, apesar de muitas pessoas jogarem cartas simplesmente pela diversão que proporciona, essa atividade também pode oferecer vários benefícios à saúde mental.


Jogos de cartas clássicos como blackjack, poker, canastra, paciência e buraco não só entretêm e ajudam a manter as nossas mentes ativas, como também aumentam a concentração, estimulam a memória, ensina a lidar com as perdas, desenvolvem o raciocínio lógico e oferecem uma excelente oportunidade de convívio social – fatores essenciais para uma melhor qualidade de vida.


Saiba mais a seguir sobre alguns dos benefícios desfrutados por aqueles que costumam jogar cartas com regularidade. 


Aumenta a concentração e paciência


Divulgação
Divulgação


Geralmente, os jogos de cartas exigem que os jogadores fiquem concentrados por um longo período de tempo – mesmo sem que percebam. Além de prestar atenção nas cartas e analisar suas diversas combinações, muitas vezes é preciso também focar no que os outros jogadores estão fazendo para que se possa vencer. 


Como esses jogos envolvem reunir informações, pesar opções, tomar decisões e, então, esperar o momento certo de agir, outra habilidade trabalhada é a paciência. É necessário um alto nível de autocontrole para se ter sucesso na mesa de carteado, visto que ações impulsivas ou precipitadas podem atrapalhar o desempenho.  ,


Estimula a memória de curto prazo 
Jogar baralho também é uma maneira divertida de estimular a memória de curto prazo, já que é necessário guardar uma série de dados. É preciso, por exemplo, lembrar quais movimentos foram feitos, as cartas que já foram jogadas e usar essas informações para tomar a melhor decisão quando chegar a sua vez. Quando você recebe uma mão no poker, precisa decorá-la – ficar olhando as cartas o tempo todo pode denunciar insegurança aos demais jogadores.


Além disso, como mencionado anteriormente, muitos jogos requerem recordar os movimentos dos oponentes para que se possa reagir de acordo, detectar padrões e prever jogadas futuras. Durante a partida, é necessário ainda relembrar as regras do jogo e as várias estratégias de forma contínua. 


Ensina a lidar com as perdas
Perder é difícil, mas é uma lição que temos que aprender se quisermos nos tornar pessoas melhores. Isso é algo que jogar baralho também pode ajudar, visto que ensina a lidar com as perdas. Afinal, não importa o quão experiente seja um jogador, ainda assim ele perderá com frequência.


Perder mãos nas cartas requer autocontrole e compostura, especialmente quando um jogador se esforçou muito para vencer. Também é preciso aprender a seguir em frente e a não repetir os mesmos erros, de modo a transformar perdas pontuais em vitórias de longo prazo.


Desenvolve o raciocínio lógico e habilidades de matemática


Pixabay
Pixabay


Os jogos de cartas exigem pensamento rápido e muita matemática mental, que são habilidades que a maioria das pessoas raramente consegue exercitar no dia a dia. Seja calculando as probabilidades de uma mão, quantas cartas já foram apresentadas na mesa ou as chances de vitória, praticar com as cartas é uma ótima forma de se expandir as habilidades matemáticas.


Da mesma forma, o raciocínio lógico também desempenha um grande papel nos jogos de cartas. Não se pode confiar em suposições durante as partidas, em vez disso, é preciso pensar cuidadosamente e tomar decisões lógicas se deseja vencer. Além disso, tudo que se faz durante a partida tem uma consequência. Ou seja, é preciso frequentemente pesar os prós e os contras.


Oferece oportunidades de socialização
Apesar de vivermos em um mundo cada vez mais conectado, o sentimento de solidão é algo cada vez mais comum, especialmente para pessoas de idade mais avançada. Como boa parte dos jogos de carta envolve mais de um jogador, essa é uma atividade que pode ajudar na convivência social, bem como a construir relações interpessoais – um dos fatores mais importantes para uma vida feliz.

Seja blackjack, poker, canastra, buraco ou qualquer uma das dezenas de variedades de jogos que existem por aí, a maioria das pessoas jogam cartas porque isso é divertido. Mas com tantos benefícios à saúde mental, não é de se admirar que eles existam há centenas de anos.


Leia mais

Continue lendo

Últimas notícias