Pesquisar

Canais

Serviços

Publieditorial

Afinal, como saber qual profissão combina mais com você?

CV Folha
31 jul 2020 às 16:51

Se você é ou foi adolescente um dia, com certeza já fez essa pergunta algumas vezes. Decidir hoje algo que vai impactar diretamente em seu futuro, não é tão simples assim. "É um período de muita cobrança e inúmeras incertezas. Nesse momento, as escolhas feitas podem influenciar uma vida inteira. Não é fácil para o adolescente tomar uma decisão sobre qual profissão seguir. Por isso, são comuns o sentimento de angústia e as inseguranças”, afirma a coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Positivo Londrina, Schirley Heritt.


Mas esse período não precisa ser de sofrimento. A coordenadora separou três dicas práticas que podem ajudar na hora da escolha. Confira.


1. Conheça o dia a dia da profissão
Se alguma atividade profissional desperta interesse, é válido conversar com quem já trabalha na área para conhecer a realidade da profissão. Isso pode ajudar a saber sobre as oportunidades no mercado de trabalho e a base salarial e a descobrir como é realmente a rotina de trabalho. Essa pesquisa pode ser um bate-papo com aquele vizinho que trabalha na área, assim como buscar vídeos no YouTube e blogs de profissionais que contam sobre o cotidiano.


2. Não pense apenas no salário
Todos querem ter bons salários e garantir uma vida financeiramente estável. Mas, nem sempre o que você encara como "promissor” pode satisfazer seus desejos pessoais. Cuide também das profissões ‘da moda’ ou do futuro, que podem gerar escolhas que nem sempre levam em conta seus gostos pessoais. Lembre-se: se você gosta do que faz, instintivamente dará seu melhor. Isso resultará em um trabalho de qualidade, reconhecimento no mercado e grandes oportunidades.


3. Autoconhecimento
É indispensável que o adolescente consiga definir os traços de sua personalidade, suas aptidões, suas habilidades e seus gostos pessoais para trilhar um caminho. Esse processo pode ser feito pelo próprio adolescente, com auxílio da família e amigos, mas a ajuda profissional pode facilitar a escolha.

Para te ajudar com essa decisão tão importante, preparamos um teste vocacional on-line e gratuito: materiais.up.edu.br/teste-vocacional-londrina


Continue lendo

Últimas notícias