Pesquisar

Canais

Serviços

Pequenas Empresas: Crie um site gratuito para o seu negócio

CV Bonde
26 abr 2022 às 17:02
- pixabay

Caso você tenha um negócio, e o mesmo não possua um site, você está perdendo uma grande oportunidade de trazer novos clientes, vender mais e ganhar mais destaque. Diferentemente dos outros meios de comunicação, como a TV, por exemplo, nos quais você precisa desembolsar uma quantia significativa para aparecer nelas, a internet é um local onde você terá uma visibilidade gigante e não precisa gastar nada com isso. Antigamente, para você criar um site era necessário ter dinheiro para contratar um desenvolvedor, além disso, ter custos extras como hospedagem de domínio, configuração de servidores e criação de email.


Graças ao advento da tecnologia criar um site gratuito nunca foi tão fácil, até mesmo pessoas que não possuem nenhum conhecimento sobre programação consegue criar um site do zero. Isso é uma ótima notícia para donos de pequenas empresas, afinal, todos sabemos o quão difícil é empreender neste país, além da burocracia brasileira, os preços cobrados pelos desenvolvedores web são altos, o que pode fazer com que o investimento inicial para ter um site pese muito no bolso. Quer saber como criar um site totalmente gratuito para o seu negócio? Continue lendo este artigo.

Crie um site com objetivo

Sim, sabemos que seu negócio precisa de um site, pois como mencionado, para ter visibilidade na internet, você precisa de um site. Mas antes de criar “apenas mais um site” no meio de milhões dos existentes, você deve se perguntar “qual é o objetivo do meu site?”. Não adianta criar apenas uma página qualquer e tentar vender seu produto de forma amadora. Quando você cria um site com objetivo, isto é, criar um site para seu negócio onde o visitante encontrará não somente seu catálogo de produtos à venda, mas sim um pouco da história de sua empresa, as redes sociais, as formas de contato, promoções exclusivas para o site, etc.


A parte de criar um site é muito fácil, hoje em dia você conta com vários modelos prontos para todo o tipo de negócio, basta escolher o que corresponda com a sua empresa, fazer pequenas modificações, como cores e funções, e adicionar suas informações de contato. Da mesma forma que é fácil criar um bom site, é fácil criar um site ruim, em que o cliente vai visitar e fechar a aba em poucos segundos, seja porque a página esteja lenta ou pelo fato de possuir excesso de informações, dificultando o acesso a informações básicas do seu negócio, como horário de funcionamento e número de contato.

Por isso, atente-se a alguns pontos importantes:

  • Crie um site que destaque seus produtos e serviços;
  • Defina uma página somente para formas de contato;
  • Não esqueça de também inserir sua identidade visual em todo a plataforma;
  • Mesmo que escolha um modelo predefinido, ajuste os pontos principais para deixá-lo com a personalidade do seu negócio.

O que você mais encontra pela internet são sites que parecem terem sido criados da mesma forma e sem personalidade. Por isso, lembre sempre de ser original e destacar o seu produto de maneira objetiva e rápida, pois os leitores não estão interessados em passar vários minutos dentro do seu site para achar uma informação que podia ser encontrada em poucos cliques, saiba que ao fornecer informações de maneira clara e direta, isso vai aumentar muito a sua clientela.

Tipos de sites

Você pode começar com um site estático, que é um tipo de site que contém informações básicas, assim como um cartão de visita: número de contato, catálogo de produtos e localização da sua empresa. Esse tipo de site é ideal para quem possui uma empresa que está começando agora e tem um catálogo de produtos pequenos, ao criar um site estático você conseguirá manter todos os seus produtos de forma organizada e acessível, tornando a navegação para seus clientes simples e facilitando sua vida, pois você passará menos tempo editando e colocando muitas funcionalidades no seu site.


Com o passar do tempo, à medida que sua empresa crescer, você pode mudar para um site dinâmico, onde você pode criar um catálogo especial para promoções, por exemplo, ou adicionar produtos com desconto para seus clientes e também capturar seus emails. A flexibilidade do site dinâmico é essencial para empresas que estão crescendo de maneira rápida, devido à facilidade de sempre estar adicionando novos produtos, atualizando informações de preço e disponibilidade do seu catálogo

Conclusão

A facilidade de criar um site hoje em dia faz com que muitos criem sites que não sejam úteis para os visitantes, para você que está começando seu negócio agora é preciso ser o mais objetivo possível. Não queira criar um site com milhares de funcionalidades, sendo que seu negócio tem poucos clientes, você só vai desperdiçar seu tempo. No caso de uma pequena empresa, um site simples sempre será a melhor opção, à medida que sua empresa aumentar, e seu negócio estiver crescendo, você poderá até mesmo adicionar funcionalidades mais avançadas como captura de emails e utilização de anúncios pagos.

Leia mais

Continue lendo

Últimas notícias