Pesquisar

Canais

Serviços

Scottish Open - o que esperar nesta temporada

Cv Bonde
22 jun 2022 às 08:40

Se você é brasileiro, é muito provável que você já tenha jogado sinuca, pelo menos uma vez na sua vida.


Afinal é muito comum chegar nos bares e ver uma mesa de sinuca disponível, com algumas pessoas jogando enquanto outras assistem, ou aguardam a sua vez.


Porém, apesar de o jogo ser muito conhecido no Brasil, muitas pessoas não sabem que existem um campeonato europeu do mesmo, o Scottish Open.

O que é o Scottish Open?

Como dissemos anteriormente, a sinuca é vista como um hobby no Brasil. Mas na Europa isso é bem diferente.


La existe um evento chamado Scottish Open, que traduzindo seria Aberto da Escócia. E inclusive, você pode apostar nele através do cassino brasil online que também é uma forma bastante popular de se divertir.


O Scottish Open é um torneio profissional de sinuca, criado no ano de 1981. O evento vem sendo realizado uma vez por ano na cidade de Glasgow, na Escócia.


O torneio havia parado de acontecer devido à pandemia de covid-19, mas foi marcado para acontecer entre is dias 31 de julho e 16 de agosto. Atualmente o Scottish Open faz parte do ranking mundia de sinuca e seu atual campeão é o Mark Selby.

A história do Scottish Open

Agora falaremos um pouco sobre a história do Scottish Open e sobre as suas primeiras edições do evento.


Edição de 1981 e 1982

Durante a primeira edição do Campeonato escocês de sinuca, o torneio não fazia parte do ranking mundial, além de que, muitos dos participantes eram jogadores amadores.


Um fato curioso, é que na época havia um jogador escocês chamado Walter Donaldson, que venceu o mundial de sinuca duas vezes, mas que não teve interesse em participar deste evento.


Após a sua segunda edição, no ano de 1982, o campeonato passou a fazer parte do ranking mundial de sinuca e começou a receber patrocínios.


Edições de 1985-1989

No ano de 1985 o evento foi transferido para o Trentham Gardens, na região de West Midlands, Inglaterra.


Devido ao patrocínio da Matchroom e Goya, o evento teve o seu nome mudado para Matchroom Tropy, mas isso durou por apenas uma edição e no ano seguinte, ele retornou ao seu nome original.


Entre 1986 e 1989, o patrocínio do evento passou para a BCE e a Fidelity Unit Trust. E, após isso o evento foi interrompido por dois anos.


Edições de 1992-1997

Graças ao patrocínio do canal de televisão britânico Sky Sports, o evento foi capaz de retornar no ano de 1992, onde ele foi disputado no Plymouth Pavilions, localizado no condado de Devon.


Já as edições de 1995 à 1997 foram patrocinadas pela Sweater Shop e pela Highland Spring, onde ele se passou Centro de Exposições de Aberdeen na Escócia.



Edições de 1998-2003

Na edição de 1998, o torneio foi patrocinado pela multinacional britânica de cigarros, a Imperial Tobacco, e voltou a ser conhecido como Scottish Open .


Já no ano de 2003, o campeonato foi transferido para o Royal Highland Centre, na Escócia e, pela primeira vez, nenhum dos jogadores do top ranking chegou as finais.


Edição de 2004

Na edição de 2004, o Scottish Open passou a ser parte do evento da LG Eletronics Tour e foi renomeado para Players Championship.


Ele foi realizado no maior centro de convenções da Escócia, o SECC, e ele foi patrocinado pelo tabloide escocês Daily Record. Porém, o evento foi cancelado após a Sky decidir não renovar seu contrato, fazendo com que ele perde-se a cobertura televisiva.


Edições de 2015-2019

NO ano de 2015, o presidente da World Snooker (Sinuca Mundial), anunciou o retorno do torneio. Com isso, o evento passou a ser realizado na atual cidade de Glasfow e passou a fazer parte da Home Nations do Reino Unido.


A edição de 2019 ocorreu entre os dias 9 e 15 de dezembro sendo vencida pelo inglês Mark Selby, após derrotar Jack Lisowski na final.

Como será o evento de 2022

Como dissemos anteriormente, o evento sofreu alguns hiatos durante a pandemia, mas agora em 2022 ele voltará com tudo. O Escottish Open de 2022 será distribuído em um total de cinco rodadas:


Primeira rodada: Melhor de 19 frames;

Segunda rodada: Melhor de 25 frames;

Quartas de finais: Melhor de 25 frames;

Semifinal: Melhor de 33 frames;

Rodada final: Melhor de 35 frames.


Premiação do Scotish Open

A premiação do evento é de 405 mil libras, distribuídas da seguinte forma:


Campeão: 70 mil libras;

Vice-campeão: 30 mil libras;

Perdedores das semifinais: 20 mil libras;

Perdedores das quartas de finais: 10 mil libras;

Perdedores das oitavas de final: 7.500 libras;

Últimos 32 colocados: 4 mil libras;

Últimos 64 colocados: 3 mil libras;

Maior break: 5 mil libras.

Considerações finais

Como você pode ver, o evento da Scottish Open é um grande evento com prêmios altamente atrativos. E, caso possua interesse em ficar por dentro das novidades do evento e acompanhar os jogos, basta acessar o site da eurosport.

Leia mais

Continue lendo

Últimas notícias