Pesquisar

Canais

Serviços

Telefonia móvel

Vale a pena contratar um seguro para celular?

CV Folha
28 jan 2021 às 16:08
- FreeStocks

Quem acompanha o mercado de smartphones e gosta de estar sempre com aparelhos de última geração costuma trocar de celular com frequência. Por isso, o debate sobre a necessidade de adquirir um seguro para celular é cada vez maior entre empresas de segurança, entidades de atendimento ao cliente e lojas que comercializam os produtos.


Por que contratar um seguro para celular?
O que todo cliente deve saber é que a necessidade de um seguro para celular depende de uma série de fatores e pode variar de caso a caso. Em algumas situações, a anuidade do serviço pode chegar a custar cerca de 50% do valor do aparelho.


Logo, ficar de olho no preço é um passo fundamental. Isso porque o seguro pode ser mais vantajoso para quem tem um celular sofisticado e se expõe a mais riscos de furto ou roubo.


Como contratar um seguro para celular?
Se você acha importante ter essa cobertura, o primeiro passo para contratar um seguro para celular é pesquisar os custos. Essa pesquisa de preços pode ser feita na própria internet. Fique atento às informações sobre as coberturas, porque cada seguradora tem suas próprias regras.


Os seguros de celular podem ser contratados por meio das próprias operadoras de telefonia móvel, por seguradoras tradicionais ou até por lojas de varejo que vendem os aparelhos. O seguro para celular pode ser adquirido de diferentes formas.


Quais são as coberturas disponíveis?
Via de regra, os planos mais básicos têm uma indenização apenas em caso de roubo do aparelho mediante violência ou grave ameaça – um soco ou com um arma apontada para a vítima, por exemplo – ou furto qualificado, quando duas pessoas ou mais praticam o crime e, enquanto uma distrai a vítima, a outra abre sua bolsa e pega o celular.


A cobertura de perda ou de danos físicos e elétricos ao aparelho, considerada mais ampla e com outros requisitos, costuma ser um serviço adicional, incluído caso o cliente esteja disposto a investir mais. Um detalhe importante sobre a cobertura é verificar se ela vale para qualquer local do país, pois pode ser que o seguro só cubra o sinistro na região em que você vive.


Qual o valor da indenização?
No caso do seguro para celular feito em lojas de varejo, a restituição pode se dar por meio da aquisição de produtos da loja (não necessariamente um celular, inclusive). Porém, você não terá a opção de pesquisar preços para comprar o modelo que lhe interessa onde for mais barato, por exemplo.


As seguradoras também podem optar por pagar um valor percentual do preço pago pelo aparelho. Por exemplo, se o celular custava R$ 1500,00 na compra e no contrato estiver descrito que a empresa cobre 80% desse valor, você recebe uma indenização R$ 1.200,00.


Não é qualquer celular que pode ser assegurado. A maioria das empresas só aceita aparelhos com determinado tempo de uso – que pode variar de 45 dias até dois anos. O período é baseado na data de compra indicada na nota fiscal, sendo assim, é necessário apresentá-la para adquirir o seguro.

A compra do seguro para celular compensa, mas é preciso ficar atento às condições impostas pelas empresas que estão oferecendo esse serviço. Por isso, Preço, qualidade e fidelidade são questões fundamentais que você deve levar em conta.


Continue lendo

Últimas notícias