Pesquisar

Canais

Serviços

- Divulgação
Alunas de Ciências Contábeis

Equipe Invest UEL é campeã de competição da área do mercado financeiro

Redação Bonde com Agência UEL
03 set 2021 às 16:28
Continua depois da publicidade

A equipe Invest UEL, formada por estudantes do curso de Ciências Contábeis, do Cesa (Centro de Estudos Sociais Aplicados) da UEL (Universidade Estadual de Londrina), foi campeã da segunda edição do Campeonato de Análise Fundamentalista. A equipe bateu a Liga de Finanças da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) pelo apertado placar de 8,25 a 8,01 e sagrou-se campeã da competição em sua primeira participação. A competição é promovida pela plataforma de investimentos TC (Traders Club), de São Paulo.

Continua depois da publicidade


O time é formado pelas estudantes Maria Raphaelly Guimarães de Almeida, Isabella Basílio, Mariana Batista, Mayara Moretti e Ylani Martins. A orientação do grupo é do professor Daniel Ramos Nogueira, do Departamento de Ciências Contábeis. A competição foi decidida em três etapas: avaliação do relatório de análise fundamentalista de ambas as equipes, debate e votação online nas redes sociais. A equipe da UEL utilizou a construtora MRV como modelo para análises.

Continua depois da publicidade

Conquista

Recém-graduada em Ciências Contábeis, Maria Raphaelly comemora o título e revela que, no início, não imaginava que o grupo chegaria tão longe. “Nossa intenção era competir, mas não vencer. Não imaginávamos, mas com bastante trabalho conseguimos”, afirma. Maria conta que o grupo analisou se a empresa MRV era um bom caso de investimento. “Analisamos números contábeis, como ela está em relação aos concorrentes, como o setor está hoje, o valuation da empresa (área de finanças que contempla o estudo da valoração de determinado ativo financeiro), entre outros indicadores.”

Continua depois da publicidade


A contadora considera que participar da competição trouxe muitos ensinamentos à equipe. “Mais do que vencer, aprendemos muito sobre valuation, análise fundamentalista e recebemos muitas contribuições dos avaliadores. É um incentivo para continuar na área”, comenta a recém-formada.


Como premiação, o grupo receberá um troféu para a equipe, uma medalha para cada membro, 1 hora de mentoria com qualquer analista do Traders Club, entrada gratuita no congresso Value Investing Brasil 2021 e um projeto de imersão na empresa Eleven Financial Research, de São Paulo.

Semente

Orientador da equipe, o professor Daniel Nogueira, também vê a conquista como um incentivo para as próximas gerações. “Como é a primeira equipe de Contábeis que participa, isso vai ‘plantar uma semente’ no curso para que mais estudantes se engajem na área do mercado financeiro”, considerou o professor.


“Foi uma disputa bastante equilibrada, entre duas equipes de alto nível. Isso explica, também, a diferença apertada do placar, de 0,24. A participação foi muito produtiva em vários aspectos, principalmente por ser mais do que uma competição, um local de aprendizado. Esse objetivo também foi cumprido”, avalia Nogueira.


A equipe Invest UEL disputa o cinturão com a equipe vencedora da primeira edição do Campeonato de Análise Fundamentalista, a Liga de Finanças da UFRN. A disputa pelo cinturão será no dia 20 de outubro.

Continue lendo