Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Representatividade

Londrina: Feira Black Empreendedorismo promove cultura afro na terça-feira de Carnaval

Redação Bonde com N.Com
09 fev 2024 às 19:16
- Divulgação/N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Feira Black Empreendedorismo terá sua 52° edição nesta terça-feira (13), das 15h às 22h, na avenida Presidente Eurico Gaspar Dutra, 1.117, no conjunto Cafezal. A ação é feita pelo Coletivo Black Divas e pelo Colizão Negra por Direitos e tem entrada gratuita para toda a comunidade. 


Junto à feira, acontece a 1ª Mostra Cultural. Também estão disponíveis oportunidades para as empreendedoras e empreendedores negros que desejam participar comercializando e divulgando seus produtos e serviços. Os interessados devem fazer suas inscrições pelo formulário on-line (clique aqui).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Apesar de ter 20 anos de atuação em Londrina, essa é a primeira vez que o coletivo Black Divas tem acesso a recursos municipais, obtidos através da Lei Paulo Gustavo, que viabilizou a organização da Mostra Cultural. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Segunda edição da festa

Arraiá Londrina acontece nesta sexta e sábado no Calçadão

Imagem de destaque
Terá barracas de alimentação

Feira na Concha terá show de Joby Humberto nesta terça em Londrina

Imagem de destaque
Evento gratuito

Anfiteatro do Zerão em Londrina recebe festa Frootaria nesta sexta-feira

Imagem de destaque
No Ouro Verde

Quarteto de Sergio Reze faz viagem pela música brasileira no Festival de Música de Londrina


“Nossa feira já começou há bastante tempo, é a 52ª edição! Mas agora faremos a 1a mostra com edital da cultura. E está muito bacana. Teremos o pessoal da gastronomia, do artesanato, os brechós e as apresentações artísticas que são excelentes, de qualidade mesmo, como a sempre sonhou”, declara a coordenadora do coletivo, Sandra Aguilera.

Publicidade


Para ela, o objetivo da mostra é ressaltar a presença da comunidade negra e a representatividade. "O objetivo é levar reconhecimento e ressaltar a presença da comunidade negra na formação cultural, artística e intelectual do povo brasileiro. Os participantes são representatividade viva da nossa cultura negra”, sublinhou.


A programação inclui apresentações do grupo grupo Black Power Soul, Pagode da Quebrada, Regi Oliveira, Viviane Romualdo, Escola de Ginástica Olímpica da Associação Esportiva Reverence, Centro de Treinamento de Taekwondo Morumbi e Escola de Dança Carol Aleixo. 

Publicidade


Também participarão os dançarinos Eliezer Rodrigues e Gabriela Alves, e haverá apresentações de danças urbanas como break, hip hop, locking e dance hall. O edital prevê outras três edições da Mostra Cultural ao longo do ano. As datas ainda serão divulgadas.


Imagem
Londrina: Distrito de São Luiz promove 1ª edição do Carnaval Rural neste fim de semana
O Carnaval Rural do Distrito de São Luiz em Londrina terá a 1° edição neste fim de semana


Além disso, a programação também inclui a 17ª edição da Classificatória Miss e Mister Beleza Negra. As pessoas negras que desejam participar da competição devem se inscrever até o domingo (11), às 18h, por meio deste formulário. Em ambos os casos, as inscrições para as atividades são gratuitas.

Publicidade


No total, a feira terá 30 estandes de gastronomia e artesanato voltados à cultura afro, incluindo a presença da artesã Zuri, reconhecida internacionalmente.


“Acreditamos na força do empreendedorismo negro e da comunidade negra, e precisamos valorizar as pessoas das mais diversas áeres da nossa cultura sempre. Então realizar um evento voltado às pessoas que querem valorizar suas trajetórias é extremamente forte e importante; somar e estar em espaços que as pessoas são inspiradoras é incrivel", ressaltou a coordenadora do coletivo. 

Publicidade


A programação inclui ainda uma palestra sobre o letramento racial, ministrada pela pedagoga Adilza Carvalho, que contará com Gabriela Alves como intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais).


A palestrante Adilza Carvalho, que também é cantora e coordenadora de ações do Coletivo Black Divas, destacou que o objetivo do evento é promover o envolvimento e conscientização da população. “O projeto tem o objetivo de oferecer diversas ações às comunidades, levando cultura, educação e letramento racial, e trabalhando o empreendedorismo afro”, afirmou.

Publicidade


As feiras promovidas pelo Coletivo Black Divas são realizadas mensalmente, com apoio de diferentes parceiros, em locais como a Prefeitura, a Praça Nishinomiya (Praça do Aeroporto), a Lanchonete Sabor & Ar, pontos do Conjunto Cafezal e algumas universidades de Londrina.


A Prefeitura, por meio da SMPM (Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres), oferece apoio ao coletivo desde a sua fundação, há 20 anos, sendo essa a primeira vez que a iniciativa é contemplada pelo edital da Lei Paulo Gustavo.

Publicidade


Além da feira realizada na terça-feira (13), há planos para outros eventos em 20 de março, 23 de julho e 25 de novembro.


Também participam da organização da 52ª Feira Black Empreendedorismo: Alessandra Santos, Agnaldo Júnior, Guilherme Aguillera, Edimara Alves, Manuela Vaz, Edninha Mendes, Gabriela Aguillera, Nicholas Rocha, Luiz Rocha, Rafael Venturini e Vagner Nogueira. 


Atualizada em 13/02/2024 para correção do horário de abertura, a pedido da organização.


Imagem
Confira o que abre e fecha em Londrina durante o Carnaval
Na segunda (12) e terça-feira (13) de carnaval, serão considerados pontos facultativos, não havendo expediente na sede da Prefeitura de Londrina nem nas demais unidades administrativas, incluindo secretarias e órgãos municipais.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade