Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique atento!

Animal de estimação requer cuidados especiais nas estações mais quentes do ano

Redação Bonde e Assessoria de Imprensa
18 fev 2022 às 17:10
- IStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Não há dúvida que o clima e a temperatura dos períodos mais quentes do ano alteram a rotina das pessoas. Com os animais de estimação, a situação não é diferente. Cães e gatos, os preferidos entre as famílias brasileiras, também necessitam de cuidados especiais para manter a disposição, higiene e saúde em dia durante todo o verão.

 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

O primeiro cuidado que deve ser tomado durante as estações mais quentes do ano faz referência ao modo como os animais se alimentam. Segundo a médica veterinária da Esalpet, Jueli Berger, os bichos de estimação precisam de uma alimentação leve e de muita água. “Os animais sentem tanto ou até mais calor que os seres humanos. Em casa ou durante viagens, cães, gatos e outros bichinhos devem ter água à vontade, comida fresca e espaços para se abrigarem do sol forte”, explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
De volta ao lar

Cão é reencontrado cinco meses após desaparecimento em Londrina

Imagem de destaque
Confira

Baixas temperaturas, estresse e outros fatores que levam à queda de resistência nos pets

Imagem de destaque
Adote um amigo!

Feira de Adoção de Animais ocorre no domingo no Londrina Norte Shopping

Imagem de destaque
Higiene

Banho em dias frios: confira dicas de como manter a higiene dos cachorros durante o inverno

 

Publicidade

Além disso, a veterinária destaca a importância de estar com a vacina contra a raiva e vermífugos em dia. “Nesse período mais quente, os animais são levados para passeios em parques, regiões litorâneas, grama e mato, além do contato com pessoas diferentes do convívio diário. Por esse motivo, é importante que ele esteja com a saúde em dia”, diz, lembrando que o ideal é que as pessoas evitem passear com seus pets entre 10 da manhã e 5 da tarde, horário de sol mais intenso e prejudicial à saúde do animal e do próprio dono.


Higiene redobrada

Publicidade

 

Jueli Berger reforça, também, que os cuidados com higiene de cães e gatos devem ser redobrados nas estações mais quentes, isso inclui a utilização de xampus antipulgas. “A quantidade de banhos semanais pode aumentar. Duas vezes é o ideal, além da tosa no caso de bichos mais peludos. Isso aumenta a sensação de conforto para o animal”, garante a veterinária da Esalpet. Por fim, ela ressalta a importância de levar o pet para uma consulta com o veterinário antes de grandes deslocamentos e viagens.

Publicidade


Confira os principais cuidados durante o calor

 

Publicidade

1. Em casa ou durante viagens, cães, gatos e outros animais devem ter água à vontade, comida fresca e espaços para se abrigarem do sol forte.

2. As vacinas contra a raiva e os vermífugos precisam estar em dia.

Publicidade

3. Evite passear com seus pets entre 10 da manhã e 5 da tarde.

4. Para banho, utilize xampus antipulgas.

5. A tosa é indicada para os bichos mais peludos durante as estações mais quentes, mas também pode ser prejudicial. Informe-se antes de resolver tosar os animais.

 6. Leve seu animal de estimação para uma consulta com o veterinário antes de viagens longas.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade