Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Dicas para deixar seu felino mais tranquilo

Gabriela Fernandes - Estagiária*
01 fev 2022 às 20:09
- Gabriela Fernandes
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Assim como os seres humanos, os gatinhos também têm suas personalidades próprias e cada um lida de maneira diferente com o estresse da vida cotidiana. Enquanto alguns não se importam quando se deparam com lugares, pessoas ou situações novas, muitos outros ficam nervosos nessas situações.


Como são animais sensíveis e que apreciam uma boa rotina, qualquer mudança pequena pode deixar o felino preocupado ou inquieto. E esse nervosismo logo pode se tornar em algo mais grave, como alterações no intestino do animal.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Como sabemos que todo tutor gosta de proporcionar a melhor vida ao seu pet, trouxemos algumas dicas para ajudar seu gatinho a se sentir mais calmo e seguro. Confira!

Leia mais:

Imagem de destaque
De volta ao lar

Cão é reencontrado cinco meses após desaparecimento em Londrina

Imagem de destaque
Confira

Baixas temperaturas, estresse e outros fatores que levam à queda de resistência nos pets

Imagem de destaque
Adote um amigo!

Feira de Adoção de Animais ocorre no domingo no Londrina Norte Shopping

Imagem de destaque
Higiene

Banho em dias frios: confira dicas de como manter a higiene dos cachorros durante o inverno


1. Prestar atenção no animal

Publicidade


Quando você já está a bom tempo com seu felino, consegue entender muito sobre o seu comportamento. E esse é um passo importante para fazê-lo se sentir melhor. Ter conhecimento das situações que o estressam  ajuda a saber o que devemos evitar. Portanto, preste atenção no seu bichinho!


Existem tanto gatos que adoram passear de coleirinha, como aqueles que ficam muito mais tensos só de ver a porta abrindo. Saber do que seu animal gosta e fazer essas coisas também é muito importante.

Publicidade


2. Criar um refúgio para o felino


Todo mundo gosta de ter um local em que possa se refugiar quando algo está lhe incomodando. E, com os animais, isso não é diferente. Proporcionar um cantinho seguro no qual seu pet possa correr é essencial para deixá-lo mais calmo.

Publicidade


O refúgio ideal para um felino é um lugar em que ele possa se esconder e que tenha os acessórios que ele mais gosta: coberta, brinquedos, caminhas, caixa de papelão. Quanto mais pontos de esconderijo para o seu gato, mais seguro e confortável ele se sentirá.


3. Proporcionar tudo o que ele precisa

Publicidade


Propiciar um bom arranhador, água, comida boa e brinquedos ao pet é algo que qualquer tutor deve fazer. Todo gato precisa ter acesso facilmente aos itens essenciais e durante o tempo todo! Tome cuidado para que não existe uma barreira entre o animal e o que ele necessita, como uma porta fechada.


Quando o gatinho sabe que tem fácil alcance a tudo que precisa, fica mais tranquilo.

Publicidade


4. Garantir um ambiente calmo em casa


Da mesma forma que qualquer pessoa fica nervosa em espaços onde há muitas brigas e confusões, os animaizinhos também ficam. Falar de forma mais calma, moderar nos barulhos, brigar menos ajudam não só o felino, mas todos os moradores da casa.

Publicidade


5. Dar muito amor, carinho e atenção - mas só quando ele quiser!


Quem não gosta de receber um carinho? Os gatinhos adoram, mas só na hora que querem. Quando o animal começa a passar entre suas pernas, dar cabeçadinhas ou amassar pãozinho, é sinal de que está pedindo atenção. Mas nunca tente agradá-lo contra sua vontade, o felino gosta de ter controle sobre as coisas e pode ficar muito mais irritado quando forçado a algum carinho.


Receber carinho da forma e na hora que o pet deseja faz com que ele fique mais sossegado e até ronrone!


6. Compre petiscos e/ou catnip


Os gatos adoram petiscos! Só é preciso tomar cuidado para que não coma em excesso e tenha algum problema de saúde. 


Já a catnip - ou "erva de gato, como é chamada - deixa os felinos extremamente felizes! A erva libera um aroma, fazendo com que o animal fique mais animado, sociável e, depois de suas brincadeiras, muito mais relaxado. Para encontrá-la, basta ir em algum petshop da cidade.


*Sob supervisão de Fernanda Circhia

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade