Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira

Pulgas e carrapatos: especialista dá dicas de como lidar com parasitas no corpo humano

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
24 abr 2022 às 00:00
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sabe-se que por mais que os bichinhos de estimação sejam muito bem cuidados, é impossível evitar com que não contraiam carrapatos ou pulgas ao longo de sua vida. Diante disso, Valeska Rodrigues, professora de Medicina Veterinária da Unifran, orienta e fornece dicas de como evitar e cuidar dos animais e do organismo humano nestas ocasiões.


Segundo a docente, pulgas e carrapatos são parasitas externos comumente encontrados nos animais. “É normal que a presença desses organismos preocupe os pais de pets, pois podem gerar graves consequências para os bichinhos e seus donos, como coceiras, infecções, feridas, alergias e até ocasionar uma doença mais grave como a Erliquiose e Babesiose em animais e Doença de Lyme e Febre Maculosa em pessoas”, explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As pulgas, por exemplo, podem picar humanos e algumas espécies de carrapatos podem fixar-se na pele. O carrapato do cachorro não é um deles, porém os cães podem ter os carrapatos de outras espécies, podendo migrar para o corpo de seus donos. “Muitas pessoas pensam que é impossível atrair estes parasitas em humanos, mas a verdade é que todo cuidado é pouco. Estes podem ser localizados nas axilas, articulações ou nas dobras da pele, como sob os seios ou na virilha”, diz Rodrigues.

Leia mais:

Imagem de destaque
De volta ao lar

Cão é reencontrado cinco meses após desaparecimento em Londrina

Imagem de destaque
Confira

Baixas temperaturas, estresse e outros fatores que levam à queda de resistência nos pets

Imagem de destaque
Adote um amigo!

Feira de Adoção de Animais ocorre no domingo no Londrina Norte Shopping

Imagem de destaque
Higiene

Banho em dias frios: confira dicas de como manter a higiene dos cachorros durante o inverno


A professora destaca ainda que o tratamento das enfermidades transmitidas por carrapatos tem como base o antibiótico. Já as consequências das picadas são tratadas com medicamentos para minimizar os sinais clínicos.


Mais importante que o tratamento, é a prevenção destes parasitas, pois este tipo de praga pode permanecer no organismo durante meses. “A melhor prevenção é tratar o local onde os animais vivem, pois cerca de 90% dos ectoparasitas vivem no ambiente. Importante utilizar medicamentos protetivos para os animais, com ectoparasiticidas, sprays, shampoos, coleiras repelentes e em casos mais graves procurar um profissional da saúde”, finaliza a médica-veterinária.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade