Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Dicas de alimentação para combater a obesidade Infantil

Marjorie Ostrowski
20 jul 2022 às 11:04
foto com imagens de alimentos saudáveis sobre a mesa
- Foto de cottonbro por pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Oie, hoje trago para vocês o terceiro artigo da série sobre obesidade infantil, se você perdeu a primeira matéria alertando sobre o tema click aqui. Depois na matéria seguinte passei algumas dicas de atividade física para seu filho, confira aqui


Agora chegou a vez da alimentação e para isso eu procurei a Nutricionista Cristiane Tito que vai nos ajudar com essas dicas, então confere aí, curta e compartilhe. Ah, ela também é mãe de 3 crianças lindas, um menino e duas meninas e ela já começa dizendo que um ponto importante a trabalhar é a mudança dos hábitos de toda a família.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Não adianta você pai ou mãe se negar a comer frutas no dia a dia ou verduras durante as refeições, mas querer que seu filho coma pois só ele está precisando emagrecer. Isso afetará diretamente a auto estima do seu filho podendo agravar a situação criando problemas psicológicos maiores. Seja espelho para seus pequenos!

Leia mais:

Imagem de destaque

Gratidão é uma habilidade que as crianças precisam praticar

Imagem de destaque

7 dicas de maquiagem para você arrasar no réveillon

Imagem de destaque

4 Londrinenses vão representar o Brasil no Panamericano 2023

Imagem de destaque

Os desafios e oportunidades de ter filho adolescente

imagem de um desenho de uma familia reunida em uma mesa fazendo uma refeição

Dê ênfase que a mudança é necessária para melhorar a saúde de todos da casa e assim a aceitação da criança ou adolescente diante das mudanças será mais fácil.

Publicidade


Se você está preocupado com o peso e saúde do seu filho (a), existem etapas que você pode seguir para ajudá-lo a perder peso com saúde e segurança. Converse com seu filho (a) sobre seu peso de forma solidária e sem julgamentos, frisando a questão da saúde que pode ser afetada e nunca falar sobre aparência, principalmente se seu filho (a) for adolescente.


A nutricionista Cristiane Tito também lembra que na faixa etária da criança ao adolescente, eles não devem ser submetidos a dietas restritivas com o intuito de redução de calorias e nem exclusão de algum grupo alimentar como carboidratos sem orientação de um profissional nutricionista ou médico.

Publicidade

Agora vamos às valiosas dicas para melhorar da qualidade alimentar das nossas crianças e de toda família

1. Compras dos alimentos

Publicidade

Reduza as compras de alimentos industrializados ricos em açúcares, gordura e aditivos químicos. Afinal quem comanda a compra de alimentos que temos em casa somos nós, os adultos.

imagem de uma familia fazendo compras dentro do supermercado

2. Faça substituições inteligentes

Publicidade

As substituições por alimentos mais naturais e saudáveis como frutas, iogurtes, verduras e legumes em preparações diferentes pode sim atrair a atenção dos pequenos. Segue a baixo uma listinha básicas de algumas trocas inteligentes:

  • Salgadinhos industrializados por pão de queijo, pipoca (feita em casa pouco óleo), amendoim;
  • Doces ricos em açúcar por Frutas, Granola, Iogurte, pão integral com geleia caseira;
  • Refrigerantes por chás ou sucos naturais.

3. Defina os horários das refeições

Publicidade

Não deixe que fiquem “beliscando” e comendo a qualquer momento. Isso pode ser reflexo de ansiedade. Determine aos poucos horários fixos para as refeições, como café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. E entre eles incentive sempre o consumo de água! Crianças tendem a consumir menos água se não forem orientadas da importância.


4. Use a criatividade na Cozinha

Publicidade

Uma boa tacada para melhorar a aceitação dos nossos filhos de determinados legumes fazendo preparações diferentes com novas receitas. Se você precisar de inspiração para receitas mais saudáveis e práticas para o dia a dia, aqui você confere algumas deliciosas receitas fáceis e práticas para despertar sua criatividade na cozinha, esteja aberta a mudanças para que eles também sintam esse desejo de experimentar algo novo e diferente.


5. Chame-os para ajudá-lo nas preparações

Dê alguma tarefa relacionada a idade, seja lavar e picar uma salada, medir algum ingrediente, misturar, mexer, temperar, etc. isso faz com que se sintam uteis e desperte a curiosidade em experimentar aquilo que ajudou a preparar.

imagem com duas crianças preparando alimentos na cozinha

E aí gostou? Então bora colocar em prática todas essas dicas para manter nossa família mais saudáveis? Me conta lá no meu instagram @respira.mamãe quais são seus desafios para colocar essas dicas em pratica que podemos fazer outra matéria para te ajudar.


Marjorie Ostrowski

Beijos e até a próxima.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade