Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Confira os sintomas

Saiba como identificar se um gato está com vermes

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
30 mai 2023 às 14:00

Compartilhar notícia

- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Eles gostam de se esconder em caixas de papelão. Insistem em ficar em frente ao computador enquanto estamos trabalhando. Gostam de “caçar” e entregar “presentes” aos seus responsáveis... e, ainda que independentes, não dispensam um bom carinho. Sim, são os gatos! Esses pets estão ocupando cada vez mais lares no Brasil, conquistando a todos com seu jeitinho peculiar. De acordo com o Censo Pet IPB (2022), estima-se um crescimento médio anual de 2,5% entre os felinos. A população de gatos em lares domésticos no país subiu de 25,6 milhões (2020) para 27,1 milhões de indivíduos em 2021. 


Imagem
Cachorro é encontrado por dono após dez meses desaparecido em Londrina
Um cachorro da raça labrador foi encontrado pelo dono após dez meses desaparecido em Londrina. O animal - que atende pelo nome de Jhony - havia fugido de casa e, em seguida, foi adotado por uma outra família.


Gatos têm hábitos e características específicas e demandam cuidados especiais, por isso, os responsáveis e médicos-veterinários devem ficar atentos para identificar qualquer sinal de desconforto nos felinos. Entre os problemas que podem surgir estão as verminoses. Os especialistas da Elanco Saúde Animal, empresa que possui um amplo portfólio de parasiticidas, com produtos desenvolvidos especificamente para os gatos, apontam sete sinais que podem indicar que o gato está com vermes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Confira os sintomas:

Leia mais:

Imagem de destaque
Canine Collection

Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil

Imagem de destaque
Novidade de tratamentos

Tutores relatam melhora na saúde de pets após tratamento com Cannabis medicinal

Imagem de destaque
Com palestra no sábado

Em Londrina, escoteiros promovem campanha de doação de ração e produtos pet

Imagem de destaque
Família multiespécie

Guarda de pets pós-divórcio: o que diz a legislação brasileira?


1 - Diarreia

Publicidade

2 - Perda de peso

3 - Pelo seco ou áspero

Publicidade

4 - Vômito

5 - Sangue nas fezes

Publicidade

6 - Abdômen inchado

7 - Fraqueza 

Publicidade


Imagem
Rinite e sinusite também afetam cães e gatos
Vírus e bactérias são principais responsáveis por doenças respiratórias e estão presentes no ambiente e são facilmente contraídos.


Os vermes intestinais representam riscos à saúde dos gatos e para as pessoas com quem convivem. Alguns parasitas são considerados zoonoses, ou seja, podem ser transmitidos para os humanos, como a giardíase e hidatidose.

Publicidade

Os parasitas podem ser contraídos em situações comuns do dia a dia, como pequenos passeios dos felinos nas ruas e mesmo gatos que não saem de casa podem contrair verminoses. Segundo Tatiana L. R. Pavan, médica-veterinária e consultora técnica sênior da Elanco, cerca de 20% dos gatos diagnosticados com vermes não saem de casa. 


“O animal sem acesso à rua não está livre do risco, visto que os responsáveis têm contato com o meio externo e podem levar ovos, cistos e até pulgas para dentro de casa”, explica, destacando que, por meio do nosso vestuário e sapatos, podemos levar parasitas e vermes para nossos lares.

Publicidade


Imagem
Brincadeiras com luz laser pode ser prejudicial pra cães e gatos
Embora pareçam inofensivas, as luzes dos lasers podem trazer sérias consequências aos bichinhos.


Prevenção


A melhor forma para cuidar dos nossos pets é sempre a prevenção. Mantenha uma rotina saudável, com visitas regulares ao médico-veterinário de sua confiança e realize os exames de check-up para manter um bom controle periódico e conferir se está tudo bem. O profissional também indicará vacinação e a vermifugação apropriadas para o bichano. E claro, assim como seus responsáveis, os gatos também precisam de uma dieta saudável e a prática de atividades físicas (nada de sedentarismo!). Aposte no enriquecimento ambiental.


Segundo Tatiana, os cuidados com o ambiente onde vivem cães e gatos são essenciais para evitar ou eliminar infestações de parasitas. Retirar as fezes o mais rápido possível, lavar diariamente os potes de comida, limpar ou dar banho nos animais que estejam com diarreia são medidas fundamentais. É importante realizar a desinfecção das superfícies com produtos à base de amônia quaternária, ativo eficaz na inativação dos cistos de Giardia spp. no ambiente impedindo, assim, a reinfecção dos animais.


A administração periódica de antiparasitários ao animal também é fundamental para a proteção de todos. "Uma sugestão de administração para cães e gatos adultos é vermifugá-los a cada três meses ou a critério do médico-veterinário”, orienta Tatiana. Segundo ela, há muitas opções de antiparasitários que atendem aos diferentes perfis e necessidades de animais e seus responsáveis. O importante é conversar com um profissional de sua confiança e avaliar qual alternativa é a mais adequada para você e o seu pet. 


Imagem
Cão mais velho do mundo comemora aniversário de 31 anos com festança
Comemoração de aniversário contou com um cardápio cheio de peixes e pratos tradicionais portugueses -inclusive para o cão, que come comida humana desde filhote.


Uma sugestão é Drontal™ Gatos, disponível em comprimidos siliconados, revestidos e em formato elíptico, características que facilitam a administração. Já o Drontal™ Gatos SpotOn™ é um vermífugo em pipeta, para uso tópico, de fácil administração e que elimina os vermes mais comuns nos gatos em dose única. Outra alternativa é o Milbemax G, indicado para gatos, com comprimidos palatáveis e revestidos que facilitam a administração.


As características de Drontal ™ e Milbemax G renderam a ambos os produtos o prêmio Easy To Give Awards, concedido pela Sociedade Internacional de Medicina Felina em 2005 a empresas que desenvolvem inovações que facilitam a vida dos responsáveis, apoiando-os na tarefa de administrar as medicações sem estresse aos gatos. Outra alternativa da Elanco para tratamento é o Advocate™, que possui apresentações para cães e gatos. É uma pipeta de uso tópico e aplicação mensal para o tratamento e controle de pulgas, vermes intestinais, sarnas e da dirofilariose, o verme do coração .


“A Elanco tem como compromisso ajudar mais de 40 milhões de pets a receberem cuidados melhores por meio do trabalho com médicos-veterinários e tutores. Por isso, estamos levando informação confiável e de forma contínua. Também somos comprometidos com o aprimoramento de nossas soluções e o desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades dos pets e de seus responsáveis, tendo como premissas fundamentais, o bem-estar animal e a qualidade de vida'', conclui Tatiana.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo